Lista final dos trabalhos aprovados está disponível no site do evento que será aberto pelo Secretario Executivo do MS
Ciência para as Políticas Públicas em Saúde é o tema da conferência de abertura do I PesquisaSUS – Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas às Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo, no período de 23 a 25 de novembro. A conferência será proferida pelo Secretário Executivo do Ministério da Saúde, José Agenor Alvarez na noite do dia 23. Mais de 90 trabalhos submetidos foram selecionados e a lista final pode ser encontrada no site do encontro. Os autores estão sendo comunicados por e-mail da aprovação.
No dia 24, “Diálogo entre ciência, formação, inovação e sociedade” será tema da primeira mesa que terá os palestrantes Debora Dupas, pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz/MS e Armando Raggio, diretor executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/DF. Na tarde do mesmo dia, o tema será “Acompanhando a implementação de Políticas Públicas em Saúde” que reunirá Nathan Mendes Souza, professor da Escola de Medicina da UFOP & Unifenas/MG e Evelina Chapman, EVIPNet América – Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No final do dia será lançado o livro Psicologia e Políticas Públicas na Saúde: Experiências, reflexões, interfaces e desafios de autoria de Larissa Polejack.
A manhã do dia 25 foi reservada para a apresentação oral dos trabalhos aceitos. No período da tarde, Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques, diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT) do Ministério da Saúde e a Edina Mariko Koga da Silva, professora associada da Universidade Federal de São Paulo e pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil serão os debatedores que discutirão “Influências das Pesquisas nas Práticas e Políticas de Saúde: A Arte do Possível”. No encerramento do encontro, haverá a premiação dos melhores trabalhos apresentados.
Interessados em participar do evento podem inscrever-se até o dia 20 de novembro. A Fiocruz Brasilia optou por cobrar uma taxa de inscrição diferente. Os inscritos devem doar de produtos de higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, escova dental, xampu, condicionador) e de 1 Kg de alimento não perecível (exceto sal), itens que serão entregues para instituições que prestam assistência à população em situação de rua e crianças que vivem com HIV. Os participantes do evento deverão entregar os itens no dia do credenciamento do evento (23 de novembro).