Fiocruz Brasília divulga trabalhos selecionados para o I PesquisaSUS

Fiocruz Brasília 17 de novembro de 2015


Lista final dos trabalhos aprovados está disponível no site do evento que será aberto pelo Secretario Executivo do MS

Ciência para as Políticas Públicas em Saúde é o tema da conferência de abertura do I PesquisaSUS –  Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas às Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo, no período de 23 a 25 de novembro. A conferência será proferida pelo Secretário Executivo do Ministério da Saúde, José Agenor Alvarez na noite do dia 23. Mais de 90 trabalhos submetidos foram selecionados e a lista final pode ser encontrada no site do encontro. Os autores estão sendo comunicados por e-mail da aprovação.

No dia 24, “Diálogo entre ciência, formação, inovação e sociedade” será tema da primeira mesa que terá os palestrantes Debora Dupas, pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz/MS e Armando Raggio, diretor executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/DF. Na tarde do mesmo dia, o tema será “Acompanhando a implementação de Políticas Públicas em Saúde” que reunirá Nathan Mendes Souza, professor da Escola de Medicina da UFOP & Unifenas/MG e Evelina Chapman, EVIPNet América – Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No final do dia será lançado o livro Psicologia e Políticas Públicas na Saúde: Experiências, reflexões, interfaces e desafios de autoria de Larissa Polejack.

A manhã do dia 25 foi reservada para a apresentação oral dos trabalhos aceitos. No período da tarde, Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques, diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT) do Ministério da Saúde e a Edina Mariko Koga da Silva, professora  associada da Universidade Federal de São Paulo e pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil serão os debatedores que discutirão “Influências das Pesquisas nas Práticas e Políticas de Saúde: A Arte do Possível”. No encerramento do encontro, haverá a premiação dos melhores trabalhos apresentados.

Interessados em participar do evento podem inscrever-se até o dia 20 de novembro. A Fiocruz Brasilia optou por cobrar uma taxa de inscrição diferente. Os inscritos devem doar de produtos de higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, escova dental, xampu, condicionador) e de 1 Kg de alimento não perecível (exceto sal), itens que serão entregues para instituições que prestam assistência à população em situação de rua e crianças que vivem com HIV.  Os participantes do evento deverão entregar os itens no dia do credenciamento do evento (23 de novembro).