Inscrições podem ser feitas até 18 de agosto e o curso é aberto aos profissionais de nível superior com interesse no tema
A Fiocruz Brasília abriu inscrição para o curso de Atualização em Cooperação Internacional em Saúde, que acontece até o dia 18 de agosto. Aberto aos profissionais de nível superior com interesse nos tema, independentemente da formação, o curso será ministrado entre os dias 31 de agosto e 11 de setembro, com carga horária de 40 horas/aula. Serão disponibilizadas 50 vagas.
O curso abordará a união dos campos da saúde pública, das relações internacionais e da bioética explorada a partir da articulação entre os conceitos-chave de desigualdade, desenvolvimento e cooperação, propiciando uma análise crítica das condições de saúde no mundo comparativamente as políticas e práticas de desenvolvimento e cooperação entre países na Era das Nações Unidas.
O objetivo geral do curso é discutir sobre os antecedentes históricos da situação entre o pós-Segunda Guerra Mundial e os dias atuais, caracterizando a responsabilidade dos Estados na regulação dos processos de desenvolvimento associados com as desigualdades em saúde no contexto internacional. Serão apresentadas análises críticas sobre a divergência entre o crescimento das desigualdades sociais e o aumento do desenvolvimento científico-tecnológico; discussão sobre aspectos conceituais e práticos da Cooperação Internacional em Saúde e também questões políticas nacionais e internacionais relacionado às doenças crônicas, considerando problemas e impasses éticos ressaltando a ação estatal.
Haverá um processo de seleção, no período de 19 a 21 de agosto, quando serão analisados os currículos e a carta de intenção dos candidatos. A relação dos aprovados será divulgada no dia 24 de agosto no endereço www.sigals.fiocruz.br e as matrículas deverão ser feitas nos dias 24 a 27 de agosto, na Secretaria Acadêmica da Fiocruz Brasília, pessoalmente ou via postal.