Fiocruz apresenta seu trabalho durante a 16ª Expoepi

Mariella de Oliveira-Costa 6 de dezembro de 2019


Mariella de Oliveira-Costa

 

Já imaginou poder passear pelo castelo mourisco da Fundação Oswaldo Cruz, sem precisar sair de Brasília? Os participantes da 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças  (Expoepi) tiveram essa experiência durante o evento, no estande da Fiocruz. Com o uso de óculos de realidade virtual que simulam uma caminhada pelas escadarias e pavimentos da construção, que é uma marca registrada da sede da instituição, na capital carioca, todos que passaram pelo estande puderam conhecer de perto, mesmo que virtualmente, os detalhes do monumento centenário da saúde pública brasileira.

O estande de 80 metros quadrados abrigou durante os dias do evento três diferentes ambientes. Uma área contou com exposição de parte do portfólio de produtos desenvolvidos em Biomanguinhos e Farmanguinhos, com  distribuição de publicações organizadas pela Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, tais como a série Fiocruz sobre saúde, ambiente e sustentabilidade, materiais sobre o Sistema de Informação em Saúde Silvestre, textos educativos sobre vetores, o filme Mboraihu  e o livro Caderno de Estudos – Saúde e Agroecologia . Em um totem interativo, o visitante pôde conhecer os projetos apoiados pelo Programa Inova Fiocruz. Neste link, você pode conhecer  o mesmo conteúdo com as informações disponibilizadas  aos visitantes da Expoepi. https://agora.fiocruz.br/expoepi/ .

Outra área do estande da Fiocruz no evento, contou com um lounge para entrevistas com dirigentes e pesquisadores da Fiocruz, produzidas pela Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília, que estarão disponíveis em breve no canal da Fiocruz Brasília no Youtube.

O terceiro ambiente do estande contou com a apresentação de 24 diferentes experiências selecionadas nas três edições da Feira de Soluções para a Saúde. A responsável pela Associação Abraço à Microcefalia, Joana Passos, apresentou como o trabalho do grupo de famílias de crianças com a doença foi potencializado a partir da participação na primeira edição da Feira, em Salvador – BA, em 2017. Segundo ela, atualmente 270 famílias fazem parte da associação que se mantém com a venda de produtos e a Feira possibilitou um contato ainda maior das famílias com profissionais de saúde e pesquisadores da área.

Para se ter uma ideia da abrangência de temas e públicos da Feira, os jovens Ana Beatriz da Silva, Alisson Alencar e Sabrina Ferreira de Sousa apresentaram o protótipo do jogo desenvolvido durante o Game Jam, competição voltada para interessados no desenvolvimento de jogos e que foi parte da última edição da Feira, em Fortaleza-CE, no mês de outubro deste ano. Eles relataram que participar da Feira foi um incentivo para o trabalho de sua startup Vulps Studio na área social, além de contar como experiência no currículo e um momento de ampliar a rede de contatos. O jogo educativo proposto por eles, leva informação sobre vacinação a partir de um personagem o Tiny Doctor, que representa a vacina e sua atuação no corpo humano. Ao longo das fases do jogo, o personagem combate vírus e fortalece anticorpos e o jogador vai aprendendo como a vacina age no organismo. Estar na programação do estande da Fiocruz na 16ª Expoepi foi para eles, fundamental porque possibilitou que conhecessem mais da área de saúde para o desenvolvimento e finalização do jogo em saúde, previsto para ser lançado no primeiro semestre do ano que vem.

Neste espaço, o visitante também assistiu aos vídeos que resumem as três feiras e estão disponíveis nos links abaixo.

Feira Zika – https://youtu.be/ubn_AMRNxQQ

Feira Saúde Única – https://youtu.be/hU7smFTjkQE

Feira Saúde Digital – https://youtu.be/Qa6MuneYcjk

Estas atividades da Fiocruz durante a 16ª Expoepi fazem parte das celebrações dos 120 anos da Fiocruz.

 

Clique aqui para acessar as fotos do evento, produzidas por Sérgio Velho Jr.