Feira de Soluções traz temas que impactam na saúde da população

Nathállia Gameiro 23 de julho de 2019


Nathállia Gameiro

A Fiocruz realizará mais uma edição da Feira de Soluções para Saúde este ano, entre os dias 16 e 19 de outubro. A cidade de Fortaleza foi escolhida para sediar o evento, no qual gestores, pesquisadores, movimentos sociais e instituições públicas e privadas apresentarão soluções industriais, sociais e de serviços para a saúde nos mais diversos formatos. 

Com o tema Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis, a Feira traz na programação atividades que abordam diversos assuntos que impactam a saúde da população, como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030, tecnologias sociais de convivência com o semiárido, atenção primária à saúde e vigilância, vigilância participativa e digital, financiamento e reestruturação da Atenção Primária à Saúde, Atlas de saúde (diagnóstico com a distribuição das principais causas de morbi-mortalidade e da situação socioeconômica envolvendo dados da Vigilância Epidemiológica), fitoterápicos e fitomedicamentos, saúde global nos territórios, educação popular em saúde, ciência e saúde digital, vacina, wolbachia (método que bloqueia a transmissão do vírus no mosquito Aedes aegypti) e diplomacia e saúde.

A edição de Fortaleza terá ainda o Hackathon, uma maratona de dados em que profissionais da saúde, desenvolvedores e profissionais de análise de dados buscam discutir novas ideias e desenvolver projetos a partir de uma grande base de dados disponível. A programação completa será divulgada a partir do dia 30 de julho.

Confira o site da Feira de Soluções para Saúde

Histórico

A primeira edição da Feira de Soluções para a Saúde foi realizada em agosto de 2017 em Salvador (Bahia) e envolveu gestores, pesquisadores e atores sociais dos setores público e privado para apresentar soluções para a epidemia de zika no país. Ao todo, 1.422 pessoas se inscreveram para participar das 58 atividades desenvolvidas, distribuídas em 17 Rodas de Conversa, 12 Simpósios, 16 Oficinas, 11 Diálogos de Experiências e 2 Seminários, em busca de respostas para questões de saúde.

Bento Gonçalves, município do Rio Grande do Sul, recebeu a segunda edição do evento em abril deste ano, com o tema Saúde Única para Territórios Saudáveis e Sustentáveis. A Feira ofereceu espaços para a discussão, propostas e soluções relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao conceito de One-Health (que articula as saúdes humana e animal e também o meio ambiente) e contou com mais de 1,5 mil participantes. Trabalhos e soluções com resultados e inovações que buscam a melhoria do atendimento e qualidade de vida da população também foram apresentados em tendas de expositores de diversos municípios do estado durante os quatro dias de evento.