Escolas do Gama participam do projeto Fórum Ciência e Sociedade

Fiocruz Brasília 11 de outubro de 2016


Alunos de ensino médio das escolas públicas da região do Gama, no Distrito Federal e estudantes do ensino técnico do Instituto Federal de Brasília participaram no dia 10 de outubro de nova etapa do Fórum Ciência e Sociedade: Segurança Alimentar e Nutricional e Agroecologia.

O objetivo desta atividade é debater as preocupações, reflexões e resultados da pesquisa científica contemporânea e propor a construção coletiva de um espaço permanente de sensibilização e discussão da relação entre ciência e sociedade. 

No primeiro momento, o professor do IFB de São Sebastião, José Geraldo contou sobre sua experiência de vida. Nascido na Paraíba, veio para Brasília ainda pequeno com sua família. Ingressou na Universidade de Brasília em 1976, trabalhou em uma escola particular e descobriu um câncer três anos depois de sua demissão. Ele se disse admirado com a juventude, pela capacidade de mudar o mundo em que vivem. “Você tem todas as condições de chegar onde quiserem. Não vai ser fácil, sejam ambiciosos”, aconselha. E incentiva para que eles possam enriquecer suas mentes com filmes e livros que “preservem o cérebro”.

Em seguida, organizados em grupos, os estudantes desenvolveram atividades relacionadas aos conceitos de alimentação e nutrição.

A estudante do Centro Educacional 06 do Gama, Jennyffe Aparecida Riques Nunes, de 17 anos, considera o fórum importante para adquirir mais conhecimento. Para ela, o tema é diferente e interessante, pois muitas pessoas não sabem da segurança nutricional e é preciso se aprofundar no assunto.  A aluna do curso de tecnólogo em alimentos Ingrid Costa Mesquita, de 18 anos, espera aproveitar o conhecimento repassado pelos professores e fazer trabalho científico, pois para ela “o tema é importante para conscientizar a sociedade”.

A professora do Centro de Ensino Médio Integrado Veronica Maria Teixeira o tema parece ser simples, mas é complexo e abrangente.

Camila Tainan Lima Farias, de 25 anos, estudante de licenciatura em química, afirma que pretende levar os conhecimentos adquiridos para a sua vida e rotina. “A gente sempre busca melhorar a alimentação e ser saudável”, explica.

O próximo encontro será realizado na Embrapa, no dia 19 de outubro. A atividade é uma parceria entre o Programa de Educação, Cultura e Saúde da Fiocruz Brasília e o Instituto Federal de Brasília- IFB campus Gama.