O Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS foi aberto nesta segunda-feira (21) no auditório interno da Escola Fiocruz de Governo (EFG). Com 36 alunos, metade auditores e metade ouvidores, o curso tem como objetivo contribuir para a qualificação do Sistema Nacional de Auditoria e do Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS, visando o fortalecimento destas áreas estratégicas para a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).
No decorrer do curso serão ministrados temas relacionados ao Estado, sociedade, saúde e cidadania, ouvidoria e auditoria, promovendo uma reflexão sobre a prática profissional e organização dos serviços de Auditoria e Ouvidoria no âmbito do SUS. Os alunos são trabalhadores das auditorias e ouvidorias do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
“A Escola Fiocruz de Governo (EFG) integra a rede de escolas discentes formadoras de saúde pública que, junto com a ENSP, tem capacitado servidores que atuam nas ouvidorias e auditorias do SUS. No ano passado, acompanhamos o início do curso e quando foi indicado que a formação seria estendida para o Centro-Oeste, disponibilizamos a Escola por acreditarmos que formação ocorre em rede”, destacou Fabiana Damásio, diretora da EFG na abertura do curso.