Educação ambiental para jovens

Fiocruz Brasília 27 de outubro de 2016


Uma sala de aula ao ar livre e em contato com a natureza. Este foi o dia de estudantes e professores de colégios do Gama que participam do projeto Fórum Ciência e Sociedade da Fiocruz Brasília. Cerca de 80 alunos de 15 a 17 anos do 1º ao 3º ano do Centro de Ensino Médio 02, Centro Educacional 6, Centro de Ensino Médio Integrado e do Instituto Federal de Brasília fizeram trilha ecológica no Sítio Geranium no dia 25 de outubro, e puderam aprender na prática temas como agroecologia, desenvolvimento sustentável e fluxos ecológicos.

Com gravadores, papel, caneta, diário de bordo e celulares na mão, os jovens registraram todos os momentos no sítio localizado no Núcleo Rural de Taguatinga, no Distrito Federal. Guiados por profissionais da área, os estudantes visualizaram os impactos negativos e positivos do homem no meio ambiente e as possibilidades de uma vida sustentável e consciente.

Eles tiveram a oportunidade de observar as ações adotadas no local, como iluminação solar, construções que respeitam a natureza com telhas feitas de papelão e estruturas de madeiras de eucalipto, hortas orgânicas, compostagem de alimentos, sistemas de aproveitamento de água, coleta seletiva, decomposição de resíduos orgânicos, calhas de captação de água, banheiro seco e tratamento de resíduos.

A engenheira florestal Lilian Rocha e a bióloga Meiriane Vitorino, educadoras ambientais do sítio, acreditam que a vivência de técnicas sustentáveis e meio ambiente é importante e deve acontecer desde criança. “Dependemos de recursos do planeta, por isso o contato e cuidado com o meio ambiente é essencial. Temos que trabalhar em sintonia com a natureza e preservá-la”, afirmou Meiriane.

A área que o Gabriel Alexandre Lenza, de 15 anos, estudante do 1º ano do CEM 02 mais gostou foi o Meliponário, coleção de colmeias de abelhas das espécies mandaçaia, mirim, marmelada, borá, cupira, jataí e mandaguari, todas nativas e sem ferrão. “Sem elas não sobreviveríamos, pois sem a polinização não há alimentos”, explicou. Lenza afirma que aprendeu muito durante a visita, principalmente sobre agronomia sustentável. Disse que vai diminuir o gasto com água, pois como as chuvas estão escassas, é necessário utilizar os recursos sem comprometer as próximas gerações.

Para o professor de Geografia do CED 06 do Gama, Mamede Rodrigues, este é um processo enriquecedor para os alunos, por promover a prática do campo e uma visão sustentável do meio ambiente. “Cada lugar que os alunos visitaram foi uma oportunidade de contextualizar os assuntos que já tinham estudado na teoria”, disse.

Ele afirma que os alunos passaram a rever a alimentação e a forma como lidam com o alimento. “É possível ver os estudantes nos campos do sítio procurando e consumindo as frutas e produtos in natura”, conta. Os visitantes experimentaram diferentes tipos de plantas e frutos da horta orgânica, como framboesa, jabuticaba, stevia, hortelã e alecrim. Viram também culturas de milho, feijão, tomate, mandioca, banana, café e cacau. Ao final, deram um abraço no buriti, a árvore da vida.

A visita é uma preparação para os debates do Fórum Ciência e Sociedade, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro na Fiocruz Brasília. A próxima visita de campo será no Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).