Diretora da Fiocruz Brasília será conferencista sobre população de rua na próxima semana

Por: Mariella de Oliveira-Costa
03/05/2021

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, vai conduzir uma conferência na 6ª Sessão Temática do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde). A atividade online será transmitida ao vivo pelo Youtube da Fiocruz, no dia 6 de maio, próxima quinta-feira, das 9h30 às 11h30.

 

A Sessão colocará em foco a população em situação de rua, um dos atuais temas de pesquisa da Fiocruz Brasília, que tem trabalhado com essa temática com o objetivo de enfrentar as iniquidades sociais que atingem essas pessoas. Segundo Fabiana, “a Fiocruz Brasília participa da rede Profsaúde desde a sua primeira oferta, na condução nos polos do Distrito Federal e do Mato Grosso, com turma de médicos e também turma multiprofissional. O desenvolvimento desse Mestrado em rede com diferentes instituições pelo Brasil mostra a importância da construção de ações coletivas para ampliar a qualificação de profissionais da Atenção Primária para o SUS”. O outro conferencista é o pesquisador Marcelo Pedra, que também integra o Núcleo de Pesquisa em População de Rua da Fiocruz Brasilia.

 

Essas Sessões têm como função discutir temas atuais para que os mestrandos aperfeiçoem suas práticas em campos que nem sempre são apresentados em uma disciplina específica. A coordenadora institucional do ProfSaúde, Kellen Gasque, explica que é uma forma dos mestrandos terem mais propriedade sobre situações do cotidiano dos serviços de saúde. Além disso, a programação tem espaço para que os estudantes apresentem experiências profissionais prévias relacionadas ao tema.

 

Atenção domiciliar, telemedicina e saúde digital são alguns dos temas que já fizeram parte da programação, que está disponível no canal da Fiocruz.

 

O polo da Fiocruz Brasília no ProfSaúde é responsável pelos alunos do Distrito Federal e do Mato Grosso. Atualmente, há oito alunos desse polo na turma de médicos e nove alunos na turma multiprofissional, com trabalhadores de odontologia, enfermagem e medicina.