Com tema “A Fiocruz e o Futuro do SUS e da democracia”, o Congresso Interno é a instância máxima de deliberação da instituição e um importante dispositivo de democracia participativa aberto a todos os trabalhadores. A cada quatro anos, durante um Congresso Interno, os delegados eleitos em todas as unidades da Fiocruz se reúnem para deliberar sobre assuntos estratégicos relacionados ao macroprojeto institucional, sobre o regimento interno e propostas de alteração do estatuto, bem como sobre matérias de importância estratégica para os rumos da instituição.
O congresso Interno é conduzido pela presidente da Fiocruz e composto por delegados eleitos pelas unidades, em número proporcional aos de seus servidores. A primeira edição do Congresso Interno ocorreu em 1988, durante a gestão de Sérgio Arouca.
O VIII Congresso Interno será realizado em dezembro e a mobilização para participação da Fiocruz Brasília já começou. Estão previstos três momentos de debate e fóruns de conversação com todos os trabalhadores da instituição, antes da eleição dos delegados e envio das contribuições para a Comissão Organizadora!
Clique aqui para ler o documento norteador das discussões. Para saber mais, assista ao vídeo do presidente da Comissão Organizadora, Mario Moreira.