Com o apoio da ONU-Habitat, Fiocruz realiza webnário sobre territórios saudáveis e cidades pós-Covid-19

Fernanda Marques 8 de outubro de 2020


Na próxima quarta-feira, dia 14 de outubro, às 10h30, será realizado o webnário “Territórios Sustentáveis e Saudáveis: estratégias da Fiocruz na promoção da saúde e sustentabilidade”. O evento integra o Circuito Urbano, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores. Organizado pelo Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS) da Fiocruz, o webnário do dia 14 contará com a participação de Wagner Martins, coordenador de Gestão e Integração Estratégica da Fiocruz Brasília, e Solange Almeida, membro do Comitê Popular de Enfrentamento da Covid-19 na Cidade Estrutural (DF). O evento será transmitido pelo YouTube, nos canais do Circuito Urbano e da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

 

Em 2020, o Circuito Urbano está sendo realizado de forma totalmente virtual, com foco no tema “Cidades Pós-Covid-19: diálogos entre o Brasil e a África lusófona”. Os diferentes eventos que compõem a iniciativa abordam questões trazidas pelo Dia Mundial do Habitat, celebrado na primeira segunda-feira de outubro, e o Dia Mundial das Cidades, 31 de outubro.

 

Além de Wagner e Solange, também participam do webnário Luis C. Madeira (Fiocruz Mata Atlântica), Jurema Constâncio (União pela Moradia Popular – RJ), André Lima (Cooperação Social da Fiocruz) e Patrícia Evangelista (CGI Teias Escola Manguinhos – RJ), com mediação de Andréa Vasconcellos, coordenadora executiva do PITSS/Fiocruz.

 

“O webinário abordará estratégias territorializadas de promoção da saúde e da sustentabilidade junto às populações urbanas em situação de vulnerabilidade socioambiental no contexto da pandemia da Covid-19, a partir da perspectiva de iniciativas institucionais apresentadas por representantes da Fiocruz e da sociedade civil envolvidos diretamente nas ações. O evento também trará a experiência do Programa PITSS e os principais conceitos e temas relacionados à temática dos territórios sustentáveis e saudáveis – incluindo a saúde urbana, habitação saudável, justiça socioambiental e a determinação socioambiental da saúde – e contará com um momento de debate aberto às perguntas do público”.

 

Fonte: Circuito Urbano