Boas práticas no campo da saúde da pessoa idosa ganha site e o lançamento será no dia 15/4
Será lançado no próximo dia 15/4, como parte do aniverário de 29 anos do Icict, o site “Saúde da pessoa idosa: boas práticas”. A página apresenta o “Mapeamento de Experiências Municipais e Estaduais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”, uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict/Fiocruz).
Coordenado na Fiocruz pela pesquisadora Dalia Romero, o objetivo do site é dar visibilidade às boas práticas de municípios e estados no campo da saúde da pessoa idosa. Com isso, espera-se incentivar os gestores a fomentarem estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde.
Grande parte das iniciativas inscritas envolvem práticas de promoção da saúde, estabelecimento de novos arranjos institucionais e novas perspectivas sobre o envelhecimento. A proposta é refletir sobre o SUS que dá certo, e o esforço de trabalhadores e gestores comprometidos com a garantia do direito à saúde da população idosa brasileira.
A programação do evento, que será realizado no auditório do Icict, terá abertura às 9h30, com a presença do diretor do instituto, Umberto Trigueiros, da coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, Cristina Hoffmann, e da pesquisadora do LIS, Dalia Romero, que também é coordenadora do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (Sisap-Idoso).
Às 10h, haverá apresentações de Dalia Romero, que falará sobre “Acesso livre à Informação e Gestão em Saúde da Pessoa Idosa – Experiência do LIS/Icict e compromissos com o SUS, seguida de Cristina Lobo, que abordará “O papel da Cosapi no incentivo de Experiências Exitosas de Gestão Estadual e Municipal em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”, e Jorge Nundes (CTIC/Icict), que fará a apresentação do site “Saúde da pessoa idosa: boas práticas” – Colaboração do CTIC/Icict/Fiocruz.