Alimentação dos brasileiros na tela do cinema

Fiocruz Brasília 4 de julho de 2017


Documentário Fonte da Juventude será lançado nesta quinta-feira

Altos índices de obesidade, desertos alimentares, plantas comestíveis não convencionais, produção de orgânicos, política pública de alimentação escolar são partes do cenário alimentar brasileiro tratado no documentário Fonte da Juventude. Dirigido por Estevão Ciavatta, o mesmo diretor da série “ Um pé de que? ”, o documentário será exibido no dia 06 de julho, próxima quinta-feira,  às 16hs no auditório externo da Fiocruz Brasilia, no campus da UnB.

Um dos pontos discutidos é o “sumiço” de frutas, verduras e legumes do prato dos brasileiros e os mais prejudicados são as crianças. A Organização Mundial de Saúde – OMS alerta que chegamos a primeira geração de crianças com uma expectativa de vida menor do que a dos pais. Ainda segundo a OMS , o Brasil passa por uma transição onde, simultaneamente, coexistem redução contínua dos casos de desnutrição e crescente aumento de excesso de peso na população. A obesidade contribui para o aumento das doenças crônicas não transmissíveis e associadas às causas de morte mais comuns atualmente, a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares, diabetes e ascensão de algumas neoplasias malignas.

O documentário faz um mergulho no ambiente alimentar do Brasil e propõe um diálogo entre a academia, o setor público, empresas, associações e famílias sobre o alimento do campo à mesa. O filme traz entrevistas com gente como José Graziano, diretor-geral da ONU para Agricultura e Alimentação; Gisela Solymos, psicóloga responsável pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional; Maria Eduarda, nutricionista do INCA; o chefe de cozinha Alex Atala; a culinarista e apresentadora Bela Gil; entre outros. Eles citam exemplos de como a biodiversidade aliada ao resgate da nossa identidade cultural alimentar é o melhor caminho para a longevidade.

A exibição será seguida por um debate com Estevão Ciavatta, diretor do documentário; Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Denise Oliveira, coordenadora do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares da Fiocruz Brasília.

“Queremos criar uma mobilização a fim de estimular o consumo de frutas, legumes e verduras especialmente entre as crianças. A campanha Fonte da Juventude foi inspirada no plano nacional de segurança alimentar que aponta o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras como uma das principais ações para combater a obesidade”, explica Denise.

Desvendando o quadro alarmante, o documentário percorre os quatro cantos do país revelando que o problema está presente, mas que é possível combater as estáticas. “É um filme propositivo, que complexifica os desafios do ambiente alimentar do Brasil e traz soluções encontradas por brasileiros de diferentes classes sociais”, explica Estevão.