OBHA lança revista sobre desertos, pântanos e oásis alimentares

Fernando Pinto 22 de setembro de 2023


O Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA) da Fiocruz Brasília lançou o 4º número dos Cadernos OBHA, com o tema “Desertos, pântanos e oásis alimentares: reflexões, experiências e políticas públicas”. A publicação apresenta conhecimentos sobre territórios saudáveis e sustentáveis e sua relação com ambientes alimentares. A revista traz produções científicas e acadêmicas de convidados nacionais, e apresenta um panorama dos projetos desenvolvidos atualmente por programas de ensino e pesquisa da Fiocruz Brasília.

 

“São muitos os desafios a serem superados para incentivar a promoção de sistemas alimentares sustentáveis, resilientes e inclusivos, para evitar o risco local e global à saúde das populações, à biodiversidade e à preservação ambiental. Entre os desafios está a construção de processos de governança com maior protagonismo e participação da sociedade na construção de eixos prioritários que não permitam e nem estimulem mais desigualdades e aprofundamento de injustiças econômicas e sociais”, afirmam os pesquisadores do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) no Editorial.

 

A edição inicia com sessão cultural, com o cordel intitulado “Desertos alimentares e soluções comunitárias”, além da experiência de mulheres boleiras assentadas da reforma agrária do agreste de Pernambuco que se reúnem para atuar na arte da comida e fazer do ato de cozinhar um ato político.

 

O resultado de pesquisa realizada pelo OBHA sobre os desertos, pântanos e oásis alimentares da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal/DF e entorno é um dos temas abordados na edição. A abordagem contextual, conceitual e metodológica sobre a temática da publicação, na qual os autores realizam ensaio reflexivo e crítico sobre a temática relacionada ao desenvolvimento de ambientes alimentares contemporâneos também é destaque da edição.

 

Os Cadernos OBHA traz também as experiências de pesquisas e de processos formativos realizados pelo Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fiocruz Brasília, com foco na educação popular em saúde, agroecologia, Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS), saúde do campo e alimentação saudável, além dos resultados de projetos de pesquisa realizados no âmbito do Curso de Residência em Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo da Fiocruz Brasília.

 

Clique aqui para acessar o volume 4 completo. 

Conheça também o portal Cadernos OBHA, com as edições anteriores

 

LEIA TAMBÉM