Livro reúne experiências da atenção básica

Nathállia Gameiro 31 de agosto de 2023


A Fiocruz Brasília lançou, no dia 25 de agosto, livro que reúne experiências práticas da atenção básica do Distrito Federal. A obra “Entre Ipês e Angicos: o florescer da residência multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília” é iniciativa do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) da Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília) em parceria com a Associação da Rede Unida, e busca divulgar e contribuir com a produção técnica, científica, metodológica e conceitual ou teórica de gestores, estudantes e profissionais envolvidos com as residências multiprofissionais em saúde.

Os textos foram enviados a partir de chamada pública e abordam vivências dos últimos três anos do programa de residência sobre temas como educação popular e práticas integrativas, estratégias de acesso à saúde, educação permanente, alimentação e nutrição, saúde mental, puerpério e Covid-19, além de processos pedagógicos da formação, reflexões sobre docência, aprendizagem, tutoria, preceptoria, coordenação e interações entre o Programa de Residência e a sociedade.


O evento de lançamento foi precedido por oficina de construção do Projeto Político Pedagógico da Residência. “Nossos estudantes são uma das razões de existência da Fiocruz Brasília e daquilo que queremos construir para o SUS. Construiu-se a residência com relação estreita com os territórios. A oficina revisita nossas práticas para construir melhor o caminho”, afirmou Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília durante mesa de abertura.

A diretora executiva da EGF-Brasília, Luciana Sepúlveda, destacou que os programas de residência capacitam os profissionais e refletem com eles como fortalecer o SUS e que o programa tem potencial de ser também experiência de educação permanente para os profissionais de saúde que recebem e acolhem os residentes.

O coordenador da Residência em Atenção Básica falou sobre a importância de discutir o Projeto Político Pedagógico. “O programa nasceu concomitante à pandemia. Esse processo é cotidiano e vai construindo e fortalecendo o curso”, finalizou. Para a coordenadora nacional das residências em saúde, Adriana Coser, a Fiocruz Brasília foi ousada em começar já com a oferta de tantas vagas em quatro programas de residência ao mesmo tempo. Ao todo, foram mais de 100 vagas para enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, odontólogos, nutricionistas e assistentes sociais nos programas de Residência Multiprofissional em Atenção Básica; em Gestão de Políticas Públicas para Saúde; em Saúde da Família com ênfase em Saúde da População do Campo e em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. 

O público da oficina, composto por preceptores, tutores e residentes, participou ainda de painéis temático e grupos de trabalho para debater o sentido e papel da formação na modalidade de residência nos contextos local e nacional, princípios e valores orientadores da formação em saúde e contribuições da Educação Popular em Saúde. 


O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube da Fiocruz Brasília. Assista nos links o primeiro e segundo dias. 

 

 

LEIA TAMBÉM