Hackathona do Campo à Cidade: resultado

Fiocruz Brasília 20 de junho de 2022


Heloisa Caixeta

 

Após dois dias e meio de intenso trabalho, a equipe vencedora da Hackathona do Campo à Cidade foi conhecida na tarde do último domingo (19/6). A proposta “PequenAgro: O Portal da Agricultura Familiar”, desenvolvida pela equipe BioDev, foi a escolhida pelo time técnico como a vencedora da maratona de desenvolvimento. A proposta visa a criação de um portal para simplificar o acesso às informações que dão apoio aos agricultores familiares.

 

As equipes participantes tiveram de apresentar soluções digitais para o seguinte desafio: “Como unir as produções camponesas com o consumidor urbano, com base na interação digital para fluir a mercadoria?”.

 

“A agricultura familiar tem papel estratégico para o desenvolvimento do nosso país, e é por isso que a Fiocruz esteve na I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) e também realizou essa atividade em busca de soluções digitais. Precisamos modernizar a agricultura familiar, dar a ela instrumentos que potencializem ainda mais a sua capacidade de tornar o território saudável, sustentável e solidário, e trazer saúde para a população como um todo”, afirmou o coordenador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) da Fiocruz Brasília, Wagner Martins.

 

Os participantes da Hackathona puderam se inscrever com equipes já formadas ou individualmente, como foi o caso de Ray Teixeira. Após a abertura do evento, a equipe BioDev o incorporou ao seu quadro de integrantes. “Gostei muito da oportunidade de participar da Hackathona e fazer parte desta equipe”, afirmou Ray. Karen Rapp Py-Daniel, da BioDev, destacou como a dinâmica de composição das equipes contribuiu positivamente para o processo. “A gente conheceu o Ray por causa da Hackathona e a equipe percebeu a vantagem de estar aberta à contribuição de outras pessoas. Foi muito produtiva essa parceria”, destacou.

 

A equipe vencedora receberá R$ 20 mil em bolsa de pesquisa para incubação da ideia na incubadora sociotécnica do Colaboratório da Fiocruz Brasília e desenvolvimento do projeto.

 

A Hackathona do Campo à Cidade – maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas para a agricultura familiar – foi promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio do Ministério da Saúde, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). A Hackathona integrou a programação on-line da 5ª Feira de Soluções para a Saúde, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de junho, no Centro de Convenções de Natal (RN), como parte da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes).

 

LEIA TAMBÉM