Últimos dias para inscrições em Concurso de Ilustrações

Nathállia Gameiro 22 de janeiro de 2020


Meninas estudantes do DF entre 12 e 15 anos têm até dia 25 de janeiro para participar do concurso, que premiará a ilustração e relato vencedor com uma viagem para conhecer a Fiocruz no Rio de Janeiro (RJ)

 

Nayane Taniguchi

 

Até o dia 25 de janeiro, próximo sábado, meninas estudantes do Distrito Federal e Entorno podem se inscrever no Concurso de Ilustrações “A Ciência da vida: Minha vida é na ciência”, promovido pela Fiocruz Brasília, que premiará a melhor ilustração e relato com uma viagem o Rio de Janeiro para conhecer a Fiocruz, mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, que em 2020 completa 120 anos. Para participar, as estudantes devem criar uma ilustração e elaborar um texto escrito (entre 10 e 20 linhas) sobre o tema: “Ser uma cientista é…”.

 

Confira o regulamento.

 

O Concurso, voltado para meninas estudantes entre 12 e 15 anos de escolas públicas ou particulares do DF e Entorno, é parte das atividades da Fiocruz Brasília alusivas às comemorações do Dia Internacional de Mulheres na Ciência em 11 de fevereiro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para participar, é necessário enviar, para o email maismeninasnaciencia@fiocruz.br, o formulário de inscrições preenchido (disponível no regulamento), a ilustração (tamanho A4) e o relato (entre 10 e 20 linhas).

 

A iniciativa tem como objetivo incentivar, divulgar e promover a reflexão sobre o tema Mulheres e Meninas na Ciência, além de expor, em uma Mostra de Ilustrações, a visão das estudantes sobre a mulher cientista, por meio das ilustrações e dos relatos em formato de texto escrito.

 

O resultado será divulgado no dia 11 de fevereiro, durante o 1º Seminário #Mais Meninas na Fiocruz Brasília. Neste dia, a instituição estará de portas abertas para receber as meninas da comunidade escolar do DF e proporcionar a troca de vivências entre estudantes das escolas públicas do Distrito Federal e as cientistas da Fiocruz Brasília.

 

Dar visibilidade ao tema e propor uma reflexão sobre o contexto da ciência no Brasil é um dos objetivos do evento, que propõe ainda a discussão e reflexões sobre a inserção das jovens e mulheres na ciência a partir da trajetória das pesquisadoras da Fiocruz e convidadas. O seminário é gratuito e será certificado pela Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília (EFG).

 

Informações: maismeninasnaciencia@fiocruz.br