Novo coronavírus e populações vulneráveis compõem tema do Conexão Fiocruz Brasília desta quinta-feira (2/4)

Mariella de Oliveira-Costa 31 de março de 2020


Envie sua pergunta no Instagram e participe de forma interativa no Canal do Youtube da Fiocruz Brasília

 

Nayane Taniguchi

 

O avanço do novo coronavírus tem levantado diferentes preocupações acerca da população brasileira, dada sua realidade demográfica e a desigualdade social estruturante do país. A edição do Conexão Fiocruz Brasília desta quinta-feira (2/4), 15h, volta seu olhar para as populações mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, comunidades indígenas, quilombolas, população prisional e moradores de regiões de maior vulnerabilidade social.

 

Acesse o Canal do Youtube da Fiocruz Brasília

 

Como a sociedade brasileira pode colaborar na proteção dessa parcela da população? Que ações e abordagens existem para lidar com essas pessoas em tempos de pandemia? De que forma a comunicação pode ser ainda mais estratégica para a contenção da doença Covid-19, contribuindo, ainda, para evitar o colapso do sistema de saúde?

 

Estes são alguns dos assuntos a serem abordados pelos pesquisadores da Fiocruz Brasília e convidados especiais no Conexão Fiocruz Brasília desta quinta-feira, que tem como tema “O novo coronavírus e as populações em situação de vulnerabilidade e de rua”. Seguindo a proposta das outras edições, a atividade proporciona a interação do público participante com os convidados, a partir do envio de perguntas pelas mídias sociais da Fiocruz Brasília, no Youtube (youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial), Facebook (facebook/fiocruzbrasilia) e Instagram (@fiocruzbrasilia).

 

As duas primeiras edições do Conexão Fiocruz Brasília já somam mais de 24,4 mil visualizações no Canal do Youtube da instituição, e abordaram temas como a saúde mental (clique aqui) e as certezas e incertezas do novo coronavírus (clique aqui). Mais de 400 perguntas foram enviadas durante as transmissões, cujas respostas foram respondidas pelos pesquisadores participantes ou disponibilizadas na página especial da Fiocruz Brasília com perguntas e respostas sobre o novo coronavírus e em formato Podcast, nas plataformas de streaming.

 

No canal do Youtube, a Fiocruz Brasília produziu uma playlist específica sobre o novo coronavírus, com mais de 20 materiais, entre vídeos e áudios. Pelo Instagram e Facebook, a instituição divulga, diariamente, informações e dicas atualizadas para os seguidores. Em pouco menos de 15 dias, já são mais de 1,2 mil seguidores do @fiocruzbrasilia. Já no site da instituição, além de espaço específico para dúvidas da população, também estão disponíveis materiais de comunicação sobre o novo coronavírus, orientações sobre a não disseminação de fake news e peças para compartilhamento nas mídias sociais. A ampliação dos canais de comunicação da Fiocruz Brasília reforçam a importância da informação de qualidade, e a atuação conjunta com a população para conter a doença no país.

 

Saiba mais:

 

Coronavírus: quanto mais rápida a atuação também em saúde mental, melhores os resultados

 

Sem plateia, mas com muito diálogo: assim foi a Aula Magna 2020 da Fiocruz Brasília