Fala aê, mestre: Educação à distância

Mariella de Oliveira-Costa 27 de outubro de 2023


A necessidade de distanciamento social durante a pandemia de covid-19 promoveu um incremento na procura e oferta de educação à distância em todo o mundo. Para os profissionais da saúde, essa necessidade de buscar informação atualizada sobre a doença, as formas de contágio e prevenção fomentaram novos usos das tecnologias digitais no trabalho.  

A jovem formada em administração Evelyn de Britto Dutra percebeu essa nova realidade e analisou as estratégias em EaD para a qualificação dos profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia de covid-19, durante seus estudos no Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde. Os resultados mostram diferentes implicações que a tecnologia pode oferecer para o desenvolvimento profissional e as lições aprendidas apontam recomendações a serem levadas em contas em casos de emergências sanitárias.  

  

1- Quais as principais estratégias em EaD para qualificação dos profissionais de saúde na pandemia?   

Evelyn de Britto Dutra – No contexto internacional foi bastante variado, desde estratégias rápidas como webreuniões a ações complexas como o Programa de Educação Continuada e módulos gamificados. No contexto nacional, foram produzidos conteúdos rápidos de forma objetiva, em formato de pílulas de conhecimento.   

  

2- Por que você decidiu realizar pesquisa online, revisão de escopo e estudo de caso? Quais os benefícios desta escolha para a sua coleta e análise dos dados?   

Evelyn de Britto Dutra – A pesquisa online foi levantamento para analisar o que estava disponível a qualquer profissional de saúde. Os outros dois métodos, revisão de escopo e estudo de caso foram realizados por dados secundários, que apresenta como benefício tempo e custo, pois é acessível de forma mais rápida com menos custo. O mais desafiador é ser uma metodologia mais subjetiva e delimitar o caso, ou seja, ter um delineamento claro e consequentemente saber formular um problema relevante. 

  

3- Você aponta como uma das lições aprendidas a necessidade de se investir em infraestrutura e literacia em tecnologias digitais. Como o SUS pode viabilizar isso?   

Evelyn de Britto Dutra – O SUS é um sistema interdisciplinar que pode viabilizar uma estrutura adequada por meio de Unidades Básicas de Saúde com infraestrutura de internet que chegue perto das famílias brasileiras em todo o território nacional. A literacia pode ser viabilizada por meio da Educação Permanente dos profissionais com atualização e treinamento sobre as tecnologias digitais. Há uma imensidão de recursos educacionais produzidos sobre covid-19, e é importante saber filtrar e procurar a informação no local certo, pois as instituições produzem conteúdo conforme o seu perfil, analisando os temas abordados nos cursos por instituição. 

  

4- Das lições aprendidas com a sua dissertação, qual você destacaria e por que?   

Evelyn de Britto Dutra – Destaco o suporte em saúde mental a todos os profissionais de saúde. Mais do que nunca ficou evidente a importância de cuidar de quem cuida.  

   

5- O plano de ação da Escola de Governo Fiocruz Brasília para enfrentamento da covid-19 e as ofertas do período  foram adequados? Por que?   

Evelyn de Britto Dutra – Sim, foram adequados na medida em que envolveram diferentes áreas e ofereceram qualificação para trabalhar com a nova realidade mediada por tecnologias digitais.  

  

6- Um de seus produtos é um vídeo de divulgação científica com parte de seus resultados. Por que ?    

Evelyn de Britto Dutra – Elaborei um vídeo seguindo a proposta da minha pesquisa de utilizar estratégias em EaD, pois é uma forma rápida e resumida de disseminar informação, com potencial de atingir inúmeras pessoas independe do tempo e espaço.   

 

 7 – Por que estudar na Fiocruz Brasília, em um mestrado profissional na área da saúde?  

Evelyn de Britto Dutra – Porque é uma instituição reconhecida mundialmente e tenho imenso carinho. O mestrado na área da saúde é para me aperfeiçoar no trabalho, pois trabalho na Secretaria de Saúde do DF e compartilhamos o mesmo território. O mestrado é um passo importante para a minha qualificação profissional, mudou o reconhecimento, pois fui convidada para bancas e outros processos de avaliação. 

 

Evelyn de Britto Dutra é autora da dissertação intitulada Estratégias de Educação à Distância em tempos de pandemia, aprovada em  31 de março de 2023 no Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz-Brasília, sob a orientação de Kellen Cristina da Silva Gasque .


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