Crianças da Ceilândia conhecem a Estação de Tratamento de Esgoto do Gama

Fiocruz Brasília 21 de setembro de 2018



Nesta quinta-feira (20/09), as mais de 20 crianças, do sétimo ao nono ano das escolas Centro Educacional Fundamental 34 e Centro Educacional Incra 09 de Ceilândia, visitaram a Estação de tratamento de esgoto da CAESB, localizada no Gama. A atividade de campo fez parte de uma das etapas do Fórum Ciência e Sociedade, coordenado pelo Programa Educação, Cultura e Saúde (Pecs) da Fiocruz Brasília.

“O projeto é muito rico. Dá a oportunidade para os alunos de áreas de vulnerabilidade conhecerem outras vivências e ver o impacto ambiental que as decisões do ser humano causam”, disse a professora de História do CEF 34, Mariana Siqueira.

O intuito da visita foi mostrar para as crianças o processo de limpeza das águas que vem dos esgotos e a importância de não se jogar lixos em locais indevidos. Mostrando desde o tratamento preliminar, onde são utilizadas grades, peneiras ou caixas de areia para reter os resíduos maiores, até o tratamento a nível terciário, onde são removidos poluentes específicos como os micronutrientes (fósforo e nitrogênio), as crianças de 12 a 14 anos conheceram toda a estação. 

“Encontramos entre dois a três fetos todo ano nas águas que vem do esgoto”, revelou o Supervisor do Setor, Carlos Alexandre Batista, enquanto mostrava a primeira etapa do processo de tratamento. Em seu estado final, a água tem 95% de limpeza e é despejada no rio de Corumbá. Mesmo com todo o tratamento a água não serve para consumo, sendo utilizada apenas para outros fins, como limpeza de carros e regar plantas.

Após o término da visita, as crianças foram conduzidas para uma sala, onde Fernando Gomes da Rocha, colaborador do Pecs, conduziu uma dinâmica para que as crianças pudessem apresentar os pontos que acharam mais importantes. Gabriela Lauanda, de 12 anos, do sétimo ano do CEF 34, disse que não imaginava o odor do esgoto e advertiu quem tem o costume de jogar lixo em locais proibidos. Já Gustavo Henrique, de 14 anos, do nono ano do Incra 09 conta que já tinha consciência do impacto de jogar lixo fora do lixo. “Nunca despejei lixo em local indevido, pois aprendi que isso é errado desde cedo. Acredito que isso vem de família, minha avó ensinou minha mãe, logo ela me ensinou. E eu irei ensinar meus filhos também”, disse. 

Fórum Ciência e Sociedade 2018

O Fórum Ciência e Sociedade 2018 é uma das etapas da pesquisa “Inovação e educação em comunicação para prevenção da Zika e doenças correlatas dos territórios”, desenvolvida pelo Pecs em conjunto com outras unidades da Fiocruz, o que determinou a escolha do tema para esta edição: arboviroses. O evento já abordou, entre outras questões, segurança alimentar e nutricional e agroecologia, agroecologia e sustentabilidade e erradicação da miséria.

Ação educativa não formal com foco na divulgação da ciência e tecnologia e popularização da ciência, voltada para a rede pública de educação básica, o Fórum Ciência e Sociedade é realizado pela Fiocruz, desde 2002, em parceria com diversas instituições de pesquisa e educação. Reúne pesquisadores, estudantes, docentes e sociedade civil em debates sobre temas de ciência e tecnologia relevantes para a promoção da saúde.

Saiba mais sobre o Fórum.