A Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Direito Sanitário, e em parceria com a Associação Lusófona de Direitos da Saúde (Aldis) realiza nesta quinta e sexta-feiras, (26 e 27/10) o 1º Webcongresso Internacional de Direito Sanitário. Em formato inovador e pioneiro na área, o evento pode ser acompanhado de qualquer parte do mundo, bastando uma conexão de internet no tablete, computador ou smartphone. Mais de 920 pessoas estão inscritas para participar online ao longo dos dois dias, 30% delas de outros países.
Os palestrantes foram selecionados com base em seu conhecimento e trabalho no tema do congresso “A Saúde e o Direito Dialogando em Português”.
A comissão científica recebeu 123 trabalhos científicos que serão publicados em formato de Anais na revista indexada Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, até o fim de 2017. A coordenadora do evento Maria Célia Delduque ressalta que esta atividade rompe paradigmas, na medida em que se baseia na tecnologia para que perguntas e respostas ocorram dentro do ambiente virtual, sem necessidade de deslocamento dos participantes para um local específico. Outros setores da Fiocruz podem se basear nesta experiência para realizar suas atividades de modo econômico e de grande alcance.
A infra-estrutura tecnológica do evento, traduzindo em linguagem de máquinas as ideias dos pesquisadores, ficou a cargo do Núcleo de Educação à Distância, da Escola Fiocruz de Governo e do Setor de Tecnologia da Informação, da Fiocruz Brasília. A instituição amplia cada vez mais sua trajetória de produção de conhecimento, ciência e tecnologia.
As inscrições para o 1º Webcongresso Internacional de Direito Sanitário se encerram hoje, 25/10, neste link https://wcids.brasilia.fiocruz.br/