Vice-diretora da Fiocruz Brasília participa da sexta edição do Trajetórias Negras na Fiocruz

Fernando Pinto 4 de março de 2021


Com informações do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz

 

A pesquisadora em saúde pública e vice-diretora da Fiocruz Brasília, Denise Oliveira e Silva, é uma das convidadas do sexto encontro Trajetórias Negras na Fiocruz. O encontro online ocorre na próxima terça-feira (9/3), das 10h às 12h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora.

 

Promovido pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, o projeto foi iniciado em 2018 para dar visibilidade a histórias profissionais e pessoais de trabalhadores negros da instituição, criando um espaço para refletir, a partir dos relatos compartilhados, sobre as desigualdades étnico-raciais e o racismo estrutural enfrentado cotidianamente. O encontro desta terça-feira (9/3) marcará o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março. Além da vice-diretora da Fiocruz Brasília, também participará do debate a pesquisadora Roberta Gondim, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Daps/Ensp/Fiocruz). A mediação do evento será de Roseli Rocha, assistente social do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e integrante da coordenação colegiada do Comitê Pró-Equidade.

 

Além de celebrar a importante data para a agenda dos direitos das mulheres, o sexto encontro Trajetórias Negras também faz parte da campanha 21 Dias de Ativismo contra o Racismo deste ano, realizada desde 2017 e que reúne ações propostas por pesquisadores, professores, estudantes, coletivos, organizações e ativistas do movimento negro e da luta antirracista no país para marcar o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado em 21 de Março. Confira na programação oficial completa da campanha as diversas atividades que visam fortalecer o enfrentamento ao racismo e às formas de opressão.

 

Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz

O Comitê foi criado em 2009 para consolidar uma agenda institucional pelo fortalecimento dos temas étnico-raciais e de gênero na Fundação, colaborando para uma constante atualização e reorientação de suas políticas, bem como de suas ações, seja nas relações de trabalho, seja no atendimento ao público e na produção e popularização do conhecimento. Em 2018, passou a ser gerido por uma coordenação colegiada. A promoção da equidade de gênero, diversidade sexual e relações étnico-raciais na Fiocruz é prioridade do Comitê, em alinhamento com o posicionamento da instituição em defesa dos direitos humanos, do reconhecimento e da valorização da diversidade e do combate às desigualdades. Acompanhe o Portal Fiocruz e outros canais institucionais para saber mais sobre as ações realizadas pelo Comitê.  

 

Acompanhe ao vivo o evento desta terça (9/3), das 10h às 12h30, pelo canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora. O encontro contará com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).