Teses produzidas na Fiocruz estão entre as melhores do país

Fiocruz Brasília 8 de dezembro de 2017


Dois doutores formados pela Fundação Oswaldo Cruz receberam na noite do dia 07/12, o Prêmio Capes de Teses 2017.  Na categoria Interdisciplinar, o vencedor foi estudante do Programa de Pós-Graduação em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o biólogo Raphael Tavares da Silva, orientado pelos pesquisadores Fabio Passeti e Nicole Scherer.

 

Já na categoria História, a contemplada é egressa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a historiadora  Ana Cristina Santos Matos Rocha, orientada pelo pesquisador Robert Wegner. Ela também recebeu outro prêmio, em parceria com a Comissão Fulbright Brasil, como melhor tese envolvendo as relações entre Brasil e Estados Unidos. 


Da Fiocruz, outros cinco egressos foram contemplados com Menção Honrosa, em diferentes áreas, a saber: 
– Ciências Biológicas I – Diogo Borges de Lima do programa de Biociências e Biotecnologia, do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), com orientação de Paulo Costa Carvalho e Fabio Cesar Gozzo.
– Ciências Biológicas III – Francisca Hildemagna Guedes da Silva, do programa de Biologia Parasitária do IOC, orientada por Maria de Nazaré Correia Soeiro.
– Interdisciplinar-  Raquel Aguiar Cordeiro, do Programa de Informação e Comunicação em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), orientada por Inesita Soares de Araújo.
– Medicina II – Isabella Cristina Hirako, do programa de Ciências da Saúde, do Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas), com orientação de Ricardo Tostes Gazzinelli. 
– Saúde coletiva – Daniel Savignon Marinho, do programa Epidemiologia em Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), orientado por Iuri da Costa Leite e coorientado por Claudia Cristina de Aguiar Pereira.


A premiação contou com a presença do vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação Manoel Barral Neto e outros pesquisadores da instituição. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abilio Baeta Neves, ressaltou que a cada ano, crescem o número de candidaturas e qualidade dos trabalhos inscritos no Prêmio Capes de Teses, que é uma tradicional homenagem à ciência brasileira. 


Clique nos links e fotos para assistir aos vídeos sobre os trabalhos premiados.