Clique aqui para mais informações sobre o Seminário
Adriana Silveira Cogo
Psicóloga há 16 anos, especialista em luto e mestre em psicologia clínica pelo Laboratório de Estudos em Luto (LELu) da PUC-SP. Psicóloga do Instituto Maria Helena Franco de Psicologia e membro da equipe de Intervenção em Crises, Emergência e Desastres da instituição. Membro da Blake Emergency Service e do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Pandemias da Fiocruz. Professora e palestrante na temática de perdas, luto, crises, emergências e desastres.
Alexandra Sanchez
Médica pneumologista, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), doutora em saúde pública pela Fiocruz, líder do Grupo de Pesquisa Saúde nas Prisões (Ensp/Fiocruz).
Bernardo Dolabella
Psicólogo e mestre em psicologia pela UFMG, e especialista em saúde mental pela PUC-MG. Psicólogo clínico, professor da faculdade Pitágoras e pesquisador colaborador da Fiocruz (do Cepedes, do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Pandemias e do Observatório Mineração, Desastres & Saúde). Coordenador do Setor Psicossocial e conselheiro estadual da Cruz Vermelha Brasileira – filial Minas Gerais. Membro da Comissão Orientativa de Psicologia de Emergências e Desastres do CRP-MG e técnico do Projeto Cavas/UFMG.
Carolyne César
Médica psiquiatra, especialista em psiquiatria da infância e adolescência, mestre em ciências da saúde global pela Universiteit Gent. Psiquiatra externa da United Nations Department of Safety and Security (UNDSS). Pesquisadora colaboradora da Fiocruz (do Cepedes e do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Pandemias).
Débora Noal
Pesquisadora do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Pandemias da Fiocruz. Pós-doutora em saúde pública (Ensp/Fiocruz), doutora e mestre em processos do desenvolvimento humano e saúde (UnB), com doutorado ‘sanduíche’ na Division of Social and Transcultural Psychiatry (McGill University, Canadá). Desde 2008, desenvolve junto a Médicos Sem Fronteiras trabalhos relativos ao cuidado em saúde a populações e trabalhadores que vivenciam desastres e epidemias nos continentes americano, africano e asiático.
Fabiana Damásio
Psicóloga e doutora em psicologia. Diretora da Fiocruz Brasília e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em População em Situação de Rua (Nupop) da Fiocruz Brasília.
Fernanda Serpeloni
Psicóloga, pesquisadora pós-doutoranda em violência e saúde (Fiocruz), doutora em psicologia clínica e neurociências (Universidade de Konstanz, Alemanha), participou de intervenções psicossociais em diferentes países com foco nas consequências de médio e longo prazo do estresse traumático. Realiza capacitação de profissionais da saúde da atenção básica para atendimento a pessoas que passaram por situação de violência.
Ilana Katz
Psicóloga, psicanalista, pesquisadora no Latesfip/USP. Doutora em psicologia e educação pela FE/USP, pós-doutora em psicologia clínica pelo IP/USP.
Ionara Vieira Moura Rabelo
Psicóloga, doutora em psicologia pela Unesp-Assis. Professora adjunta da UFG. Psicóloga da Gerência de Vigilância às Violências e Acidentes da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. É colaboradora Cepedes/Fiocruz. Psicóloga em Médicos sem Fronteiras com atuação nos territórios ocupados da Palestina (2011), Tabatinga/Amazonas (2012), fronteira da Turquia e Síria (2014 e 2015), Libéria (2015), Equador (2016), Etiópia (2019) e Moçambique (2020).
Julia Bartsch
Psicanalista e psicóloga, mestre em psicologia clínica pelo Instituto de Psicologia da USP, com pesquisa em migração. Além do consultório particular, participa de projetos em saúde mental junto a grandes organizações humanitárias internacionais, mais recentemente como referente técnica em saúde mental em respostas à Covid-19 no Brasil e suporte aos profissionais envolvidos nos projetos. Membro do Grupo Veredas, braço do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política da USP, voltado às questões migratórias.
Karen Scavacini
Psicóloga, doutora em psicologia e mestre em saúde pública. Fundadora do Instituto Vita Alere (IVA), onde coordena a Pós-Graduação em Prevenção do Suicídio. Representante da International Association for Suicide Prevention for Suicide Prevention (Iasp) no Brasil e diretora científica da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps).
Layla Raquel Silva Gomes
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da USP. Coordenadora do Projeto Achar Palavra. Psicóloga na UFU desde 2012, onde foi tutora e vice-coordenadora do Programa de Atenção ao Paciente em Estado Crítico da Residência Multiprofissional.
Marcelo Pedra Martins Machado
Psicólogo sanitarista, doutor em saúde coletiva (IMS/UERJ), mestre em ensino em saúde (IMS/UERJ) e mestre em políticas públicas em saúde (Fiocruz Brasília). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em População em Situação de Rua (Nupop) da Fiocruz Brasília, com projetos nas áreas da atenção e cuidado junto às populações vulnerabilizadas e da saúde mental na atenção básica. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp) da UnB.
Maria Goretti Maciel
Médica de família e comunidade que atua em cuidados Paliativos desde 2000. Diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.
Michele Souza e Souza
Cientista social e doutora em saúde pública pela Escola Nacional Pública (Ensp/Fiocruz). Desenvolve estudos e pesquisas na área de política e planejamento em saúde e avaliação em saúde, tendo como especial interesse políticas para a pessoa idosa, mas também outras temáticas caras à saúde pública, como saúde prisional e população indígena, entre outras. Docente do Programa de Pós Graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá.
Rozana Fonseca
Psicóloga, especialista em gestão social. Servidora pública e autora do Blog Psicologia no Suas. Integrante do Práxis – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas na Assistência Social da UFRB.
Clique aqui para mais informações sobre o Seminário