Seminário aborda federalismo e os contextos regionais e municipais

Nathállia Gameiro 3 de dezembro de 2018


Nathállia Gameiro


Evento gratuito e aberto ao público será realizado na tarde do dia 6 de novembro na Fiocruz Brasília


Com o tema Federalismo: contextos regionais e municipais, a Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília realiza, no dia 6 de dezembro, seminário. O objetivo é discutir como o modelo federativo brasileiro influenciou a implementação descentralizada das políticas públicas de saúde, a partir das reformas posteriores à Constituição de 1988, chamadas de segunda geração, até os dias atuais. Serão abordados os principais aspectos do federalismo brasileiro, as relações entre federalismo e regionalização na gestão em saúde no Brasil e entre federalismo e a municipalização do SUS.


Gratuito e aberto ao público, o seminário será realizado das 14h às 18h, no auditório interno da Fiocruz Brasília. Participam Fabiano Figueiredo, do Instituto Brasiliense de Direito Público, Rodrigo Pucci, do IPEA e Armando Raggio, doutor Notório Saber em Políticas Públicas em Saúde e pesquisador da Fiocruz Brasília.

O evento é organizado pelos alunos da disciplina Federalismo e Gestão em Saúde do Programa de Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo e resultado das discussões e trabalhos.


Conferencistas


Fabiano De Figueirêdo Araujo é mestre em Direitos e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília, especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, coordenador de Assuntos
Financeiros da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).


Rodrigo Pucci de Sá e Benevides é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, atualmente em exercício no IPEA.É graduado em economia pela UFRJ e tem mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Trabalhou no Ministério da Saúde por 12 anos, em diversas áreas, na Secretaria-Executiva, no SIOPS – Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, no Fundo Nacional de Saúde (como Coordenador de Execução Orçamentária e Financeira), na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) e na área de Planejamento do Departamento de Gestão Hospitalar no RJ (DGH). Atualmente trabalha na área da saúde da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DISOC), no IPEA.


Armando Martinho Bardou Raggio é doutor Notório Saber em Políticas Públicas em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2015), graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1976). Tem experiência na área de Medicina Preventiva e Saúde Pública com ênfase em Planejamento e Gestão da Saúde, Bioética e Economia da Saúde, Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Gestão Participativa e Controle Social na Saúde, além de Patologia e Medicina Legal.