Saúde prisional: conheça a exposição virtual de experiências

Fiocruz Brasília 29 de novembro de 2021


Já está no ar a exposição virtual de experiências em saúde prisional. Ela é fruto da Curadoria de Experiências em Saúde Prisional (CESP), iniciativa criada para identificar, selecionar e destacar experiências práticas de educação e comunicação em saúde prisional. O objetivo é que as experiências ora divulgadas configurem um ambiente virtual onde profissionais, equipes e unidades prisionais possam encontrar inspirações e soluções para as ações no cotidiano. A exposição virtual pode ser acessada em www.prisoeslivresdetbcesp.com.br

 

A CESP é vinculada ao projeto Prisões Livres de Tuberculose, desenvolvido em parceria pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e pela Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad). A partir do conceito de curadoria, valorizando diferentes experiências, a CESP teve três frentes de atuação: o desenvolvimento da área de exposição virtual; a estratégia de envolvimento e seleção das experiências; e a estratégia de sustentabilidade.

 

A chamada de experiências para compor a exposição ocorreu entre os dias 2 de agosto e 10 de setembro de 2021. Após análise de um comitê editorial, foram selecionadas 26 experiências apresentadas por profissionais, equipes e unidades prisionais de todo o país. A equipe da CESP buscou, então, uma maior interlocução com os autores das experiências selecionadas, a fim de desenvolver as narrativas e evidenciar as particularidades de cada ação, possibilitando uma exposição pormenorizada. Além disso, para compor a exposição, o comitê editorial selecionou 18 artigos científicos nacionais e internacionais sobre a temática da saúde prisional.

 

Os 44 conteúdos hoje disponíveis na exposição virtual, entre experiências e artigos, trazem estratégias e práticas para o cotidiano do trabalho em saúde prisional. Com base na categorização do sistema, o usuário pode buscar e encontrar os conteúdos a partir de uma navegação personalizada, a partir do uso de diferentes filtros ou palavras-chave. Depois, é só clicar no botão “Ler experiência” para conhecer os detalhes de cada uma, os materiais utilizados e outras informações.

 

Esta é uma iniciativa pioneira no Brasil. Os registros de práticas de educação e comunicação em saúde prisional eram incipientes, o que motivou a realização da CESP. A curadoria e os diálogos com os trabalhadores permitiram uma ampliação desse quadro de divulgação científica, com resultados promissores e que possibilitam intercâmbios profissionais. Confira a exposição virtual em www.prisoeslivresdetbcesp.com.br