“Saúde e Política externa” é tema de livro lançado na Fiocruz Brasília

Fiocruz Brasília 14 de novembro de 2018


Valéria Vasconcelos Padrão

 

A Saúde na Agenda Política Externa Brasileira, Cooperação Internacional em Saúde e A Dimensão Multilateral da Atuação Brasileira são capítulos do livro

 

A saúde é o terceiro maior complexo industrial do planeta, sendo ultrapassada apenas pelo petróleo e pela indústria de armamentos, e vem crescendo em todo o mundo, em especial entre os países mais ricos, a percepção da importância da saúde e de tratá-la como questão de segurança. A afirmação foi feita por Fábio Frederico Rocha, assessor especial do Ministério da Saúde, na palestra de lançamento do livro “Saúde e Política Externa: os 20 anos da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (1998- 2018)”, livro que reúne 18 artigos sobre a atuação internacional do Ministério da Saúde no período.

 

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio deu as boas-vindas aos participantes. Observou que o livro traz um panorama do desenvolvimento da agenda internacional e saúde. Destacou a parceira e conexão entre a Fiocruz e a Aisa – Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde na defesa de uma agenda internacional em saúde tendo destacado temas relevantes como o Acordo com China para prevenção de doenças infecciosas, lançamento do Banco de Leite Humano em Moçambique, Conferência de Alma Ata, cooperação internacional para busca de soluções e elucidações sobre a Zika e apoio aos pais e crianças atingidas pela doença. Citou que a Fiocruz Brasília tem atuado na Agenda de Segurança Alimentar com Moçambique apoiando a formação e capacitação de profissionais nesse país.

 

A cooperação internacional está no cerne da Fiocruz, conforme José Paranaguá, coordenador da Assessoria de Relações Internacionais e do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília. Para ele, desde o início, os pesquisadores promovem e participam de movimentos internacionais na área de saúde, iniciativas que passaram a ter diretivas de uma política institucional em 2009 com a criação do Centro de Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris) para coordenar e apoiar as atividades internacionais da Fundação.

 

Douglas Luz e Tatiana Estrela, ambos da Aisa – Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde discorreram a respeito de temas tratados no livro. Douglas sobre a Cooperação Internacional em Saúde, como foco na cooperação com o Haiti e Tatiana sobre Dimensão Multilateral da Atuação Brasileira em Saúde com foco na questão da resistência antimicrobiana.


A publicação reúne artigos elaborados por funcionários e profissionais diretamente envolvidos com atividades da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde com o objetivo de apresentar um resgate histórico de ações realizadas nesse período, registrar aspectos práticos do trabalho da Assessoria, seus principais desafios, a multiplicidade e a amplitude de seus temas e como a atuação do corpo técnico tem contribuído para o aumento do protagonismo do Ministério da Saúde no cenário internacional. 

 

O livro é dividido em três capítulos: A Saúde na Agenda Política Externa Brasileira, que contem três artigos: A Cooperação Internacional em Saúde, dez artigos e A Dimensão Multilateral da Atuação Brasileira em Saúde com cinco artigos.

 

Acesse aqui o arquivo em epub

Acesse aqui o arquivo em PDF.