Icict/Fiocruz
Saúde mental, acolhimento e inclusão. Essas são algumas das palavras-chave propostas pela roda de conversa “Morar em Liberdade: Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira”, que acontece na quarta-feira, 26/6, às 14h, no Icict/Fiocruz, no Rio de Janeiro.
A atividade marca o encerramento da exposição artística de mesmo nome, em cartaz na Biblioteca de Manguinhos com fotografias, painéis, bordados e outros materiais em uma instalação interativa sobre processos de ressocialização de pacientes psiquiátricos nas cidades de Barbacena e Juiz de Fora (MG); e Paracambi (RJ). O trabalho foi realizado pelo Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Fiocruz Brasília, em parceria com a TV Pinel e apoio do Icict/Fiocruz para sua difusão.
Durante a roda de conversa, profissionais envolvidos na concepção, curadoria e montagem da instalação artística irão compartilhar suas experiências sobre o processo de realização.
“Ao integrarmos as equipes nessa ação, iniciamos um processo reflexivo sobre a criação coletiva e a expressão artística dos usuários”, conta Fernanda Severo, pesquisadora do Núcleo e uma das idealizadoras da atividade. Além do debate, o evento exibirá vídeos inéditos sobre a relação entre arte, criatividade e saúde mental no âmbito do trabalho realizado pela exposição, cujo objetivo é alertar para a importância de políticas humanizadas no campo da saúde mental.
A atividade acontece na Sala Multimídia do Icict (Pavilhão Haity Moussatché, Sala 202), sendo aberta ao público. Devido à limitação de cadeiras, o espaço é sujeito à lotação, sendo necessária a inscrição prévia no site de eventos do Icict. A exposição ainda poderá ser visitada até 28/6.
Roda de conversa ‘Morar em Liberdade: Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira’
Data: Quarta-feira, 26/6
Hora: 14h
Local: Sala Multimídia do Icict (Pavilhão Haity Moussatché – Sala 202)
Inscrições: http://eventos.icict.fiocruz.br