O Repositório Institucional Arca, da Fiocruz, lançou uma nova versão utilizando a ferramenta DSPace 4.3, e que traz uma interface mais moderna e adequada à dinâmica da web. O repositório apresenta, além do português, versões em inglês e espanhol, visando o público externo.
As melhorias – a maioria não visível ao usuário, mas que trazem a ele mais segurança no acesso e facilidades de uso – são inúmeras, tais como a alimentação automática de metadados a partir de um número identificador como DOI, PubMed ID, dentre outros, e a partir de arquivos de referências como os gerados pelos gerenciadores de referências bibliográficas como Zotero e EndNote. Na nova versão do Arca é possível realizar consultas online ao diretório SHERPA-RoMeo, com informações sobre a política editorial do periódico a partir do número de ISSN (sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas).
Além dessas, outras implementações que foram incluídas na versão 4.3 do DSPace, possibilitaram melhorias sensíveis no cadastro de usuário, com a inclusão de dados como CPF, que ajudam na validação da Cessão de Direitos; inclusão de nome preferencial e nomes alternativos de autor, que visam a auxiliar implementações futuras em relação ao controle de autoridade. Outra novidade é a facilidade para a realização de autoarquivamento de obras – agora, o autor deverá incluir a unidade a qual está vinculado, o que facilita o direcionamento interno automático.
Criado em 2007 e lançado oficialmente como repositório institucional em 2011, o Arca – Repositório Institucional da Fiocruz reúne, hospeda, disponibiliza e dá visibilidade à produção intelectual da Fundação Oswaldo Cruz, visando ampliar a circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em saúde. Sua missão também inclui conferir transparência e incentivar a comunicação científica entre pesquisadores, educadores, acadêmicos, gestores, alunos de pós-graduação, bem como a sociedade civil. O Repositório é mantido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict).
No Arca, estão disponíveis para consulta: anais de congressos, artigos de periódicos, capítulos de livros, dissertações de mestrado e teses de doutorado dos alunos dos programas do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e dos profissionais do Instituto, fotografias, livros publicados, manuais e procedimentos técnicos, patentes, recursos educacionais, relatórios de pesquisa e institucionais, revistas e boletins, trabalhos apresentados em eventos e de conclusão de cursos, além de vídeos.
A plataforma já registra quase onze mil documentos depositados e o número de acessos atingiu em março mais de 60 mil/mês. Para falar sobre as expectativas com a nova versão do site do Repositório Institucional Arca, sua coordenadora Ana Maranhão, conversou com o site do Icict:
Quais as perspectivas da equipe do Arca com esse novo site?
Cabe destacar que não é apenas um novo site, ou uma nova interface, é uma nova versão do DSpace, software utilizado para o Arca, que além de várias melhorias internas, nem sempre visíveis aos usuários comuns, são extremamente importantes, como questões de segurança interna. A nova interface está mais amigável e mais bonita, e para isso contamos com o apoio de designer da Seção de Comunicação do CTIC. Internamente, na operação, várias funcionalidades foram incorporadas como pesquisa por DOI, o que possibilita trazer as informações do artigo (título, autor, etc.) diretamente para o Arca, sem precisar digitá-las, a consulta ao SHERPA-ROMEO, diretório que informa sobre a política de acesso do periódico – se podemos depositar o artigo em acesso aberto ou não, entre outras.
A meta da Coordenação do Arca é manter a versão do DSpace, que um software open source, em constante desenvolvimento, sempre atualizada exatamente para trazermos estas novas funcionalidades para o Arca.
O usuário externo – fora do Brasil – poderá também consultar o repositório ou ele é limitado ao usuário Fiocruz?
Sim, desde sempre! O repositório institucional Arca está disponível para consulta por qualquer interessado em qualquer parte do mundo via internet. Participamos inclusive de outras plataformas que agregam conteúdos de outros repositórios como OASIS, NDLTD.
O acesso aberto é o futuro ou já é o presente em termos de ampliação da informação para a população?
O acesso aberto é o presente porque é aqui e agora que trabalhamos para que ele se torne uma realidade no futuro. A comunicação científica ainda é refém dos grandes grupos editorais internacionais que cobram fortunas para acesso a resultados de pesquisa, os repositórios institucionais se apresentam como uma alternativa a esse monopólio.