Fiocruz Brasília e Codeplan formalizam parceria para promoção de territórios saudáveis e sustentáveis

Fernanda Marques 9 de setembro de 2021


Compreender as diferentes realidades do Distrito Federal (DF), construindo com a população estratégias para subsidiar políticas públicas de promoção de territórios saudáveis e sustentáveis. Com este objetivo, a Fiocruz Brasília e a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) formalizam uma parceria com o início do projeto “Rede de Salas de Cooperação Social nas Regiões Administrativas do DF”. O lançamento será no dia 10 de setembro (sexta-feira), das 16h às 18h30, dentro da programação do webinário “Pesquisa e desenvolvimento para a governança territorial saudável e sustentável no DF”, com transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube.

 

O projeto é financiado por emendas parlamentares de autoria do deputado distrital Leandro Grass e da deputada federal Erika Kokay. A iniciativa está ancorada em experiências como o Radar de Territórios, coordenado pela Fiocruz Brasília, e poderá contribuir para o projeto Brasília Inteligente, do Governo do Distrito Federal. As ações são pautadas também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, em especial aqueles relacionados com saúde e bem-estar, cidades e comunidades sustentáveis, e redução das iniquidades.

 

A desigualdade social é um problema grave no Distrito Federal, onde existem localidades com situação precária de acesso a serviços públicos, saneamento e moradia, alto nível de desemprego e baixa renda. Esses territórios em situação de vulnerabilidade são os mais atingidos pela Covid-19 e suas consequências. Para enfrentar o problema, é fundamental coletar e fazer a gestão de dados para conhecer e acompanhar as condições de saúde locais, e desenvolver intervenções que aumentem a resiliência comunitária. Para tanto, Fiocruz e Codeplan propõem a criação de uma Rede de Inteligência Cooperativa, com ações de ensino, pesquisa e aplicação, por meio de parcerias interinstitucionais e com a formação de pesquisadores populares sociais.

 

“A proposta é formar pessoas, nos territórios, para que elas usem as informações em ações locais no que se refere à governança de políticas públicas”, afirma o coordenador de Integração Estratégia da Fiocruz Brasília, Wagner Martins. “Nas Salas de Cooperação, equipadas com computadores, ferramentas para videoconferência e outras, essas pessoas poderão se reunir e analisar os indicadores de desenvolvimento. Estes compreendem não só dados estruturados pela Codeplan e por outros órgãos do governo, como também dados não estruturados coletados pelos próprios pesquisadores populares sociais nos territórios”, explica.

 

Estrutural e Sol Nascente serão os primeiros territórios contemplados pela iniciativa, mas a previsão é que as Salas de Cooperação Social sejam implantadas em todas as Regiões Administrativas do DF. Projetos como esse – de avaliação e monitoramento da saúde pública com participação comunitária ativa – são essenciais para direcionar a tomada de decisão dos gestores no sentido de soluções mais rápidas e eficientes. Para fortalecer a participação social, o projeto vai investir na capacitação de atores comunitários para a atuação nos espaços de governança, gestão de políticas públicas e ações públicas locais.

 

Serão realizados cursos, oficinas e treinamentos, além do mapeamento de áreas e populações em situação de vulnerabilidade nas Regiões Administrativas do DF, e do desenvolvimento de metodologia participativa para monitorar as condições sanitárias, em tempo real, e gerar respostas ágeis no enfrentamento da Covid-19, da dengue e de outras doenças comuns nos territórios.


Confira a programação completa e participe!

 

Webinário “Pesquisa e Desenvolvimento para a governança territorial saudável e sustentável no DF”

10 de setembro (sexta-feira), com transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube

16h: Abertura

Solenidade de formalização da parceria entre Codeplan e Fiocruz Brasília

Jean Lima, presidente da Codeplan

Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília

Lançamento do projeto “Rede de Salas de Cooperação Social nas Regiões Administrativas do DF”

Renata Florentino, diretora de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan

Leandro Grass, deputado distrital

Erika Kokay, deputada federal

16h30: Mesa temática

Experiência de formação de agentes de governança territorial

Wagner Martins, coordenador de Integração Estratégica da Fiocruz Brasília

Projeto Brasília Inteligente

Luciano Cunha de Souza, subsecretário de Tecnologias de Cidades Inteligentes do DF

Representantes da Estrutural e Sol Nascente

Jeovânia Rodrigues, presidente do Conselho de Saúde do DF

Administradores regionais

17h30: Debate

18h: Encerramento