Roberto Abib (Icict/Fiocruz)
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) divulgou a Chamada Pública para submissão de trabalhos para o dossiê 40 anos de Movimento LGBT no Brasil, tema da próxima edição da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis). O prazo para envio vai até 31 de janeiro de 2019.
De acordo com o editor convidado para o dossiê, Vinicius Ferreira, refletir sobre as questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero na história passa fortemente pelo campo da saúde, principalmente, nas definições sobre o que é doença. “No início do século 20 havia um discurso que incorporava os homossexuais e as dissidências sexuais como desvio e como doença mental. No entanto, a partir da segunda metade do século, pesquisadores, movimentos e sociedade contribuíram para tirar as diferenças sexuais e de gênero do lugar da doença”, destaca.
Vinicius ressalta, porém, que a discussão de gênero se inscreve num campo em constante disputas. Com grande participação do movimento LGBT, houve um avanço no tratamento HIV/AIDS na saúde pública, “mas é preciso melhorarmos o acolhimento das pessoas trans no SUS, por exemplo”. Numa perspectiva social mais ampla, na qual a saúde se insere, destaca que os tabus e mitos sociais ainda baseados em dogmas religiosos e preceitos morais impossibilitam a qualidade de vida da população LGBT.
No período em que se faz lembrar os 40 anos do Movimento LGBT e os 70 anos dos Direitos Humanos, o editor convidado enfatiza que a discussão correlacionada de tais datas coloca a diversidade de gênero e sexualidade numa reflexão sobre direito à existência e humanidade.
Sobre a Reciis
A Reciis é um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos e em fluxo contínuo de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde, em português, inglês ou espanhol.