Rapidez e segurança para aumentar as coberturas vacinais no DF

Fernanda Marques 22 de novembro de 2023


Uma nova abordagem para o cálculo da cobertura vacinal contra covid-19 foi implantada na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e será apresentada durante a 6ª Feira de Soluções para a Saúde, na próxima semana, de 27 a 29 de novembro. Inspirada em experiências relatadas por outros estados brasileiros, a nova abordagem utiliza as ferramentas Power BI e Power Query, e sua principal vantagem é a economia de tempo. “Antes, usávamos planilhas de Excel e o tratamento do banco de dados era manual, o que tornava o processo extremamente demorado, e precisava ser repetido a cada semana”, compara uma das autoras do projeto, a farmacêutica Laís de Morais Soares, especialista em saúde da Gerência de Imunização e Rede de Frio da SES-DF. Ou seja: tarefas que demoravam muitas horas podem agora ser executadas em, no máximo, 60 minutos. E, se houver necessidade de boletins diários, em vez de semanais, não só é possível atender a essa demanda, como a resposta também será rápida.

 

Laís conta que havia um impasse, pois o banco de dados sobre a vacinação contra covid-19 no DF estava ficando gigantesco e ultrapassando o limite do Excel, de modo que era necessário encontrar uma alternativa que facilitasse o trabalho. Foi a partir dessa busca que a equipe chegou até o Power Query, uma extensão do Power BI. “No início, não tínhamos domínio da ferramenta, mas aprendemos a utilizá-la e conseguimos construir e aperfeiçoar o modelo que temos hoje”, conta. Além da rapidez, a ferramenta possibilita também qualificar os boletins com informações mais precisas e seguras. “Tudo é automatizado, com validações internas do sistema para não deixar passar erros e inconsistências, o que podia acontecer quando o tratamento dos dados era feito manualmente. O processo não precisa ser repetido, apenas atualizado, e mesmo um profissional sem muita experiência em ciência de dados pode realizá-lo, desde que siga o passo a passo do modelo que implantamos”, explica Laís.

 

Após o processamento dos dados, eles são vinculados às informações dos estabelecimentos de saúde, o que permite calcular indicadores específicos por região de saúde do DF. Ao final de todas as etapas, os resultados podem ser visualizados em tabelas, gráficos e painéis. Por meio de uma gestão eficiente de grandes volumes de dados, da integração de bases de dados de diversas fontes e da otimização da análise, a nova abordagem também contribui para a comunicação em saúde e a tomada de decisões. “Conseguimos, por exemplo, identificar as regiões de saúde que têm as menores coberturas e quais as faixas etárias estratégicas. Os dados são o reflexo do que acontece no território e, a partir desse olhar qualificado, podemos traçar planos de ação mais efetivos para aumentar a cobertura vacinal. Os dados baseiam nossas políticas públicas”, resume Laís. Dessa forma, a nova abordagem pode direcionar vacinação em escolas, abertura de novos pontos de vacinação e expansão do horário de funcionamento de salas de vacina, entre outras ações que beneficiam diretamente a saúde da população.

 

Para saber mais sobre este projeto e outras inovações, inscreva-se na 6ª Feira de Soluções para a Saúde.

 

SERVIÇO:

6ª Feira de Soluções para a Saúde

Data: 27, 28 e 29 de novembro de 2023

Local: Millenium Convention Center (Clube da Ascade – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília/DF)

Mais informações: feira.agora.fiocruz.br