Prorrogadas inscrições do Mestrado ProfSaúde

Fernando Pinto 22 de fevereiro de 2024


As inscrições no mestrado profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) foram prorrogadas até 19 de março. Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Fiocruz, em conjunto com o Ministério da Saúde (MS). São ao todo 500 vagas distribuídas entre as 45 instituições que fazem parte da Rede ProfSaúde, entre elas a Fiocruz no Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Distrito Federal.

 

A Fiocruz Brasília integra a rede de instituições, ofertando 10 vagas, sendo duas para médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), tutores do Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMpB) e residentes cursando o 2º ano de residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC), duas para profissionais com diploma de graduação reconhecido pelo MEC, em áreas relacionadas diretamente à saúde, e seis vagas para ações afirmativas.

 

A seleção é destinada a profissionais com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em áreas relacionadas diretamente à saúde, definidas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) pela Resolução n° 287/1998. São elas: assistência social, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional. Os profissionais graduados em Saúde Coletiva, com reconhecimento de curso pelo MEC, também poderão se candidatar. 

 

A iniciativa possui foco na formação de profissionais, professores e preceptores para a área de Saúde da Família. Destinado especialmente àqueles profissionais ligados à Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o ProfSaúde está em sua quarta turma, já tendo formado aproximadamente 170 mestres em todo o país.

 

A seleção se dará em três etapas: prova de conhecimentos, análise do Currículo Lattes e da proposta preliminar de trabalho e prova oral. 

 

Confira mais detalhes no edital ou na página do programa