As inscrições no mestrado profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) foram prorrogadas até 19 de março. Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Fiocruz, em conjunto com o Ministério da Saúde (MS). São ao todo 500 vagas distribuídas entre as 45 instituições que fazem parte da Rede ProfSaúde, entre elas a Fiocruz no Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Distrito Federal.
A Fiocruz Brasília integra a rede de instituições, ofertando 10 vagas, sendo duas para médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), tutores do Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMpB) e residentes cursando o 2º ano de residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC), duas para profissionais com diploma de graduação reconhecido pelo MEC, em áreas relacionadas diretamente à saúde, e seis vagas para ações afirmativas.
A seleção é destinada a profissionais com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em áreas relacionadas diretamente à saúde, definidas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) pela Resolução n° 287/1998. São elas: assistência social, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional. Os profissionais graduados em Saúde Coletiva, com reconhecimento de curso pelo MEC, também poderão se candidatar.
A iniciativa possui foco na formação de profissionais, professores e preceptores para a área de Saúde da Família. Destinado especialmente àqueles profissionais ligados à Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o ProfSaúde está em sua quarta turma, já tendo formado aproximadamente 170 mestres em todo o país.
A seleção se dará em três etapas: prova de conhecimentos, análise do Currículo Lattes e da proposta preliminar de trabalho e prova oral.