Projeto Soma incentiva debate sobre preconceito em escolas públicas do DF

Fiocruz Brasília 25 de junho de 2014


Professores e estudantes de escola no Recanto das Emas receberam o Projeto, iniciativa que conta com a parceria da Fiocruz Brasília

O Centro Educacional (CED) 104 do Recanto das Emas recebeu, entre os dias 14 e 16 de maio, o Projeto Soma, iniciativa que busca desenvolver a cultura de paz no ambiente escolar a partir do autoconhecimento, respeito às diferenças, da cidadania e da cultura. Com oficinas de música, teatro e artes plásticas, palestras, sessões de cinema, aulas de dança, esportes e shows, o projeto dialoga com alunos e professores sobre saúde, discriminação e violência nas escolas públicas do Distrito Federal (DF).

A Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Educação Cultura e Saúde (Pecs), apoia e participa do Soma, com a realização de oficinas, nas quais os estudantes do Ensino Fundamental e Médio têm a oportunidade de discutir questões como o uso responsável das mídias sociais e protagonismo juvenil. O aluno do 1ª ano do Ensino Médio do CED 104 Raick Nardes, 14 anos, participou da oficina e afirma que os temas discutidos são importantes. “São questões do nosso dia a dia, mas que foram abordadas de uma forma mais interessante. Este foi um espaço para os alunos fossem escutados”, conta. 

As atividades culturais têm como foco discutir questões do dia a dia dos estudantes e vividos na escola, como preconceito, transtornos familiares, drogas e sexualidade, além de buscar a socialização e a conscientização dos adolescentes sobre os temas. 

Para o diretor do colégio, Sérgio Elias Carvalho, 35 anos, o projeto é importante não só para os alunos, como também para a escola, já que aborda temas que já estão sendo discutidos, mas com um formato diferente. “A importância dos temas vai ao encontro à sociedade para o reconhecimento do direito à diversidade. Somos todos diferentes, porém com os mesmos direitos”, ressaltou.

O professor de matemática do CED 104 Vanderclei Cintra acredita que projetos desse tipo são positivos e importantes porque permitem que o aluno exponha suas ideias também sobre a escola. “O estudante pôde ser protagonista, opinar e decidir. O projeto é muito bom e interativo, veio justamente para somar algo que a escola já tem primado”, opina.

No último dia de atividades foi realizado o Dia D Soma, evento aberto ao público com show de bandas locais e DJs, apresentações de dança e coral de estudantes da escola.

Projeto Soma
O projeto teve início em outubro do ano passado no CED 1 (Centrão), em Planaltina. Idealizado pela artista e produtora cultural Tuka Villa-Lobos, o objetivo é, por meio de oficinas e palestras voltadas para os alunos das escolas escolhidas, reproduzir uma cultura de respeito sobre a diversidade e reduzir o índice de bullying gerado a partir de preconceitos, principalmente sobre gênero e etnia. Até o fim deste ano, ainda vai passar por escolas de São Sebastião e Ceilândia.