
Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde (PEPTS)
O Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde (PEPTS) tem a missão de produzir, disseminar e compartilhar conhecimento de forma contextualizada e crítica, agregando parcerias, a fim de avaliar e traduzir o conhecimento para uma transformação positiva de práticas nos serviços e cuidados em saúde.
Dessa maneira, o PEPTS atua na formação profissional, produção de estudos de avaliação de tecnologias e programas de saúde, pareceres técnico-científicos e revisões sistemáticas, análises econômicas de tecnologias de saúde e sínteses de evidências para políticas de saúde.
O programa assessora áreas com caráter público e estatal no âmbito de políticas públicas, tecnologias em saúde, assistência farmacêutica, vigilância sanitária e epidemiológica e promove a formação e qualificação de recursos humanos para o SUS no território nacional e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). O PEPTS também oferta disciplinas nos programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu da Escola de Governo Fiocruz de Brasília (EGF). Integra a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) e a Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet).
Atualmente, o PEPTS integra três redes que buscam estabelecer a ponte entre pesquisa, política e gestão, desenvolvendo evidências para políticas de saúde e gestão de tecnologias em saúde:
Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats)
Desde 2016, o grupo integra a Rede, direcionado para a avaliação de impactos clínicos, econômicos e sociais de tecnologias usadas na prevenção, promoção e recuperação da saúde.
Rede Distrital de Avaliação de Políticas e Tecnologias em Saúde (ReDAPTS) para o Sistema Único de Saúde do Distrito Federal
Desde 2016, o PEPTS também integra a ReDAPTS, rede composta por entes colaboradores que contemplam órgãos governamentais, instituições privadas sem fins lucrativos de ensino, pesquisa, gestão e assistência à saúde. Atua na promoção do uso de evidências científicas para Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), para políticas e programas de saúde com o intuito de subsidiar e orientar a tomada de decisão em saúde, promover e disseminar o intercâmbio de informações e metodologias, e qualificar de forma contínua os componentes da rede.
Rede para Políticas Informadas por Evidências (Evidence – Informed Policy Network) (EVIPNet)
Em 2015, o PEPTS passou a fazer parte desta rede, voltada ao uso apropriado de evidências científicas para implementação de política de saúde. Nesta linha, o PEPTS desenvolve projetos de pesquisa com o propósito de sistematizar e sintetizar evidências científicas para apoiar a formulação e implementação de políticas em diversos níveis de ação do SUS. A carteira de projetos captados por meio de chamadas públicas pelo Programa merece destaque.
Saiba mais em: http://brasil.evipnet.org/sobre/
PROJETOS EM ANDAMENTO
Custos e Impactos de Estratégias de Controle de Tuberculose em Populações em Situação de Rua
Projeto financiado pelo Ministério da Saúde (MS) que busca identificar quais são as estratégias de atenção à pessoa com tuberculose pulmonar que vive em situação de rua, estimar os custos dessas estratégias e descrever os resultados epidemiológicos, clínicos e operacionais.
Contribuições da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal
O projeto analisa as contribuições e influências da Rebrats no campo da gestão, regulação e atenção à saúde prestada no âmbito do SUS. A partir dos resultados da pesquisa, houve a proposta da ativação de uma rede distrital no DF, com o objetivo de apoiar gestores nas demandas imediatas utilizando evidências qualificadas e contextualizadas na tomada de decisão.
Resistência Antimicrobiana e Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde são um grave problema de saúde pública mundial, consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como endemia surda com altos custos sociais e econômicos para sistemas de saúde. O PEPTS desenvolve atualmente dois projetos que podem contribuir para o direcionamento de intervenções de controle e minimizar a utilização precoce de uma terapêutica antimicrobiana de largo espectro.
São eles: i) Revisão Sistemática sobre o Perfil dos Principais Agentes Circulantes de Resistência Microbiana – financiamento do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e DECIT/SCTIE/MS; ii) Custos e impactos das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) do complexo de microrganismos ESKAPE bugs em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva – financiamento FAPDF/MS-DECIT/CNPQ/SESDF nº 01/2016 – programa pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde.
Auxiliando profissionais da saúde a prover os cuidados necessários às famílias de crianças com síndrome congênita relacionada ao Zika vírus no Brasil
Em parceria com o Programa de Educação Cultura e Saúde (PECS), também da Fiocruz Brasília, o PEPTS colabora com o projeto no desenvolvimento de recurso educacional online de acesso aberto para melhoraria das práticas cotidianas de profissionais de saúde para o cuidado a crianças com Síndrome Congênita relacionada ao Zika vírus (SCZ) e outras síndromes e suas famílias.
Atualmente estão sendo desenvolvidas análises tanto dos documentos nacionais norteadores do cuidado de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento quanto a perspectiva que a literatura científica e as reais necessidades das mães, cuidadores e profissionais da saúde apontam. Com isso, o PEPTS pretende desenvolver recursos de treinamento online, abordando as diversas dificuldades e necessidade dos envolvidos com a problemática.
Uso e efetividade do oseltamivir no tratamento de casos graves de influenza
Como parte de suas atribuições, a Fiocruz presta apoio e assessoria técnica especializada no desenvolvimento de projetos de cooperação com o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) – vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no desenvolvimento de estratégias nas áreas de ciência, tecnologia e inovação em saúde, assistência farmacêutica e regulação sanitária.
A pesquisa analisa o uso e a efetividade do oseltamivir no tratamento de casos graves de influenza no Brasil, no período de 2013 a 2016. No Brasil, o Protocolo de Tratamento da Influenza, preconizado pelo Ministério da Saúde, destaca a indicação do oseltamivir como o medicamento de escolha, visando à redução de complicações, hospitalizações e óbitos pela doença.
O estudo investiga pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) notificados pela vigilância universal de SRAG e com início dos sintomas no período de 2013 a 2016. Serão investigados os fatores associados ao uso e oportunidade do tratamento com oseltamivir, além da efetividade do medicamento na redução de óbitos por influenza.
Implantação da Rede de Apoio à Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde
A pesquisa apoia a criação da Rede de Apoio à Assistência Farmacêutica integrada aos Cuidados em Saúde e as Redes de Atenção à Saúde, por meio do desenvolvimento de instrumentos que auxiliem na implantação, organização, governança e qualificação da Rede de Apoio à Assistência Farmacêutica; na criação de programas de capacitação, fixação e valorização de recursos humanos em serviços farmacêuticos; na promoção de capacitações multiprofissionais permanentes de profissionais e técnicos das práticas clínicas visando a resolutividade das ações em saúde; e na prospecção e disseminação de conhecimentos e tecnologias aplicados à Assistência Farmacêutica.
Ações para Apoio à Governança Regulatória de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária
O projeto, fruto da cooperação estabelecida entre a Fiocruz Brasília e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem como objetivo subsidiar as decisões em assuntos regulatórios na área de produtos sujeitos à vigilância sanitária, por meio da produção e disseminação de informações e conhecimento científico e tecnológico no âmbito da vigilância sanitária e dos serviços estratégicos para o SUS.
PUBLICAÇÕES
Silva EN, Pereira ACES, Araújo WN, Elias FTS. A systematic review of economic evaluations of interventions to tackle tuberculosis in homeless people. Rev Panam Salud Publica. 2018;42: e 40.
Disponível em: https://doi.org/10.26633/RPSP.2018.40
CASTRO, ROSANA; ELIAS, FLÁVIA TAVARES SILVA. Envolvimento dos usuários de sistemas de saúde na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS): uma revisão narrativa de estratégias internacionais. INTERFACE (BOTUCATU. IMPRESSO), v. 1, p. 1, 2017.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v22n64/1807-5762-icse-1807-576220160549.pdf
PEREIRA, CLAUDIA CRISTINA DE AGUIAR; RABELLO, RENATA DOS SANTOS; ELIAS, FLÁVIA TAVARES SILVA. HOSPITAL-BASED HEALTH TECHNOLOGY ASSESSMENT IN BRAZIL: AN OVERVIEW OF THE INITIAL EXPERIENCES. INTERNATIONAL JOURNAL OF TECHNOLOGY ASSESSMENT IN HEALTH CARE, v. 1, p. 1-5, 2017.
SANTOS, PX; ALMEIDA, BA; HENNING, P.; ELIAS, FTS; MOTTA, ML.; GUANAES, P.; JORGE, V. A.; OLIVEIRA, G. Livro verde – ciência aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional. 1. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017. v. 1. 141p.
Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24117/2/Livro-Verde-31-01-2018_versao_Final.pdf
STEIN, AT; FERRI, C. P.; ELIAS, F.T.S.; VENANCIO, SI; TOMA, TS. Guia de avaliação de tecnologias em saúde na Atenção Básica. 1. ed. , 2017. 96p.
VIANNA ARAUJO, DENIZAR; DISTRUTTI, MARCELLA; ELIAS, FLÁVIA. Priorização de tecnologias em saúde: o caso brasileiro. JORNAL BRASILEIRO DE ECONOMIA DA SAÚDE, v. 9, p. 4-40, 2017.
ELIAS, FTS. The Role of Systematic Reviews as Part of Decision-Making Process: Descriptive Study of the Brazilian Experience. Journal of Epidemiology and Public Health Reviews, v. 1, p. 127-134, 2016.
Disponível em: https://sciforschenonline.org/journals/epidemiology-public-health/article-data/JEPHR-1-127/JEPHR-1-127.pdf
GOMES, DF; ELIAS, F T S. Políticas públicas de Assistência Social para população em situação de rua: análise documental. COMUNICAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (IMPRESSO), v. 27, p. 151-159, 2016.
RIBEIRO, RODRIGO; NEYELOF, JERUZA; ITRIA, ALEXANDRE; INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG); SANTOS, VANIA; DEPARTAMENTO DE GESTÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS, SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS, MINISTÉRIO DA SAÚDE; VIANNA, CID ; INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) ; SILVA, EVERTON ; ELIAS, FLAVIA ; WICHMANN, ROBERTA ; DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS, MINISTÉRIO DA SAÚDE ; SOUZA, KATHIAJA ; DEPARTAMENTO DE GESTÃO E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS, SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS, MINISTÉRIO DA SAÚDE ; CRUZ, LUCIANE ; AZEREDO-DA-SILVA, ANDRÉ . Diretriz metodológica para estudos de avaliação econômica de tecnologias em saúde no Brasil. Jornal Brasileiro de Economia da Saúde, v. 8, p. 174-184, 2016.
PEREIRA, DCR; PEREIRA, ACES; GALLO, LG; OMENA, B; SILVA, ET; Girardi, JM; ELIAS, FTS. Síntese de Evidências para Políticas de Saúde: adesão ao tratamento de tuberculose pela população em situação de rua. 2016.
ELIAS, FLÁVIA TAVARES SILVA; SILVA, EVERTON NUNES DA; BELFORT, RUBENS; SILVA, MARCUS TOLENTINO; ATALLAH, ÁLVARO NAGIB. Treatment Options for Age-Related Macular Degeneration: A Budget Impact Analysis from the Perspective of the Brazilian Public Health System. Plus One, v. 10, p. e0139556, 2015.
Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4601689/pdf/pone.0139556.pdf
SAMPAIO, RB; ELIAS, FLAVIA TAVARES SILVA; ROITMAN, C; FERREIRA, RGM; MOREL, C. M; BARRAL NETO, M; CARVALHO, EM; MARTINS, WJ; PENNA, GO Mobilização para um Programa de Pesquisa Translacional em Leishmanioses: uma Solução para Saúde Pública. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, v. 9, p. 249-267, 2015.
VANNI, T; STEIN, A. T; SOUZA, KM; FREITAS, MG; Patterson, Isadora; ASSIS, E. C.; MOTTA, ML; LEAO, LSC; OLIVEIRA, R C; ELIAS, FT. Inteligência avaliativa em rede: construindo consenso em Avaliação de Tecnologias em Saúde. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online), v. 9, p. 1, 2015.
ELIAS, FTS; SOUZA, KATHIAJA M; Willer ACM; Oliveira APC; Silva MT. Valores sociais sobre incorporação de tecnologias: o que pensam os participantes do SUS. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, v. 9, p. 135, 2015.
ELIAS, FLÁVIA TAVARES SILVA; ARAÚJO, DENIZAR VIANNA. How health economic evaluation (HEE) contributes to decision-making in public health care: the case of Brazil. Zeitschrift fur Evidenz, Fortbildung und Qualitat im Gesundheitswesen / German Journal for Evidence and Quality in Health Care (2008), v. 108, p. 1-6, 2014.
Disponível em: http://zefq-journal.com/article/S1865-9217(14)00177-9/pdf
Martins, WJ; PEREIRA, DCR; ELIAS, FTS. Governança e Gestão da CT&I na Saúde, pelo Enfoque da Análise de Redes Sociais. In: Laís Silveira Costa; Ligia Bahia; Carlos Augusto Grabois Gadelha. (Org.). Saúde, Desenvolvimento e Inovação. 1ed.Rio de Janeiro: CEPESC, 2015, v. 01, p. 261-277.
Coordenação
Daniella Cristina Rodrigues Pereira | daniella.pereira@fiocruz.br | (61) 3329-4601
Érica Tatiane da Silva | erica.silva@fiocruz.br | (61) 3329-4602
Equipe
Adriana dos Santos de Sousa
Ana Carolina Esteves da Silva Pereira
Beatiz Torres Araújo
Flávia Tavares Elias
Johnathan Portela da S. Galdino
Luciana Alves Miranda