Programa de Alimentação Nutrição e Cultura (Palin)

 

O Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (PALIN) desenvolve atividades de ensino, pesquisa e cooperação nacional e internacional no campo da alimentação e cultura. Ao longo dos últimos anos, tem apoiado o desenvolvimento de pesquisas no campo saúde, alimentação e nutrição com enfoque de  interseccionalidades de gênero, classe social e étnico/racial, formação em lato e lato e stricto sensu no país e no exterior para países africanos de língua portuguesa.


O PALIN desenvolve pesquisas por meio de métodos triangulação de métodos quantitativos e qualitativas orientados por teorias compreensivas sobre promoção da alimentação saudável; biografias alimentares; excesso de peso e obesidade em mulheres pobres; migração, hábitos alimentares e comensalidade em feiras populares do Distrito Federal (DF);  fenomenologia das escolhas alimentares; patrimônios alimentares de populações tradicionais com ênfase em populações quilombolas.

O PALIN também coordena o Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA), um canal de comunicação  e divulgação de ciência cidadã sobre estudos, pesquisas, projetos e ações sobre as diversas dimensões e significados  plurais  e interdisciplinares sobre alimentação e cultura. O Observatório busca contribuir como instrumento de mediação de informação científica e popular sobre concepções e percepções de hábitos alimentares, comensalidade e segurança alimentar e nutricional para o aperfeiçoamento na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

 

Visite o site:  https://obha.fiocruz.br/  e acesse a fanpage: https://www.facebook.com/obha.fiocruz

 

INTEGRA O PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Oferta anualmente a disciplina  Políticas Públicas,  Saúde, Cultura e Alimentação de 45 horas, por meio de seminários e exposições dialogadas presenciais e online com o objetivo de oferecer aproximações  teóricas e conceituais  sobre a interdisciplinaridade entre saúde, cultura e alimentação humana e suas interfaces com políticas públicas prioritariamente no campo da saúde e da segurança alimentar e nutricional que atuem sobre as escolhas e hábitos alimentares da sociedade brasileira. A disciplina visa contribuir com a análise da práxis de ação das políticas públicas de respeito das interseccionalidades,  diversidades  coletivas e subjetivas e  particularidades sociais e simbólico- culturais da alimentação da sociedade brasileira; e dialogar sobre conceitos e estratégias para o desenvolvimento de  Territórios Saudáveis e Sustentáveis e de Bem Viver.


LINHAS DE PESQUISA

 

LIDERA O GRUPO DE PESQUISA DO CNPQ “ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE 

 

Este grupo foi criado em 2004 e congrega pesquisadores e estudantes de pós graduação e graduação de diversas formações da Fiocruz e de universidades parceiras nacionais e internacionais e está estruturado com as seguintes linhas de pesquisas:

 

Análise e avaliação de programas e políticas públicas de alimentação e nutrição tem como objetivo  a  realização de investigação sobre programas e políticas de alimentação e nutrição desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Comensalidade e Patrimônios Alimentares de Grupos Populares e Afrodescendentes tem como objetivo desenvolver investigações sobre os aspectos históricos, sociais e culturais da alimentação e a nutrição humana, com o propósito de apoiar a promoção da alimentação na saúde coletiva no Brasil. Utiliza abordagens metodológicas com histórico-documentais e empíricas, sobre hábitos alimentares, comensalidade, alimentação, nutrição, corpo e cultura de grupos populares e afrodescendentes.

 

Informação, Educação, Comunicação e Hábitos Alimentares tem como  objetivo desenvolver investigações sobre estratégias de informação, comunicação e educação para implementação de ações para o desenvolvimento de programas de promoção de alimentação adequada e saudável com prioridade para a Atenção Básica à Saúde. Pelo desenvolvimento de abordagens que reúnam os aspectos biológicos e simbólicos-culturais para a promoção da alimentação adequada e saudável na perspectiva da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Memórias, trajetórias de interseccionalidades em alimentação e nutrição tem como objetivo o desenvolvimento de caminhos e estratégias de abordagem metodológicas sobre  memórias, trajetórias e biografias individuais e coletivas sobre alimentação e nutrição.

 

Segurança Alimentar e Nutricional para Comunidades de Países Africanos de Língua Portuguesa tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para apoiar a criação de projetos de formação em lato e stricto sensu para Comunidades de Países Africanos de Língua Portuguesa .

 

Sistemas, Ambientes Alimentares, Agroecologia e Saúde tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de investigações sobre os  marcos referenciais de sistemas, ambientes e hábitos alimentares para apoiar a formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Nesta linha de pesquisa está o Clube do Jardim iniciativa de experiência vivida sobre a agroecologia e saúde na Fiocruz Brasília.

 

PUBLICAÇÕES ONLINE

CADERNOS DO OBHA

A linha editorial denominada de “Cadernos do OBHA”, visa contribuir como instrumento de divulgação científica cidadã sobre questões relacionadas à alimentação e nutrição humana. Foi elaborado para ter periodicidade trimestral em formato digital e no idioma português. Está estruturado com seções de artigos de opinião, entrevistas escritas e/ou digitais e a seção história, cultura e artes que divulga diversas expressões artísticas. Todo o processo de edição conta com apoio de um conselho editorial composto por docentes e profissionais da Fiocruz Brasília. 

 

OBHA RESPONDE 

 

É um instrumento de divulgação publicado no formato de cards sobre temas atuais e relevantes sobre a problemática alimentar contemporânea brasileira com respostas para atender as demandas de informação da  sociedade.

REVISTA DE ALIMENTAÇÃO E CULTURA DAS AMÉRICAS

A Revista de Alimentação e Cultura das Américas (Raca)  é uma revista científica semestral digital  que busca  dar visibilidade a estudos e pesquisas em diferentes áreas do conhecimento tais como: ciências sociais, comunicação, economia, geografia, história, saúde pública e nutrição humana. Visa estimular a compreensão sinérgica dos fatores macroestruturais, históricos, sociais, políticos e econômicos, e suas consequências para as escolhas, comportamentos, hábitos, crenças, tabus e práticas alimentares para povos e sociedades humanas. São aceitos artigos originais, artigos de revisão da literatura e artigos de opinião, resenhas de livros/teses e de entrevistas, ensaios originais e inéditos sobre o tema de interesse da revista. Conheça o Portal Raca

 

Coordenação

Denise Oliveira e Silva | denise.silva@fiocruz.br | (61) 3329-4530

 

Equipe

Cassia Pereira das Chagas 

Danielle Cabrini

Érica Ell

Fábio Lucas Vieira

Juliana Ubarana

Os comentários estão desativados.