Diferentes ações levam informação sobre saúde aonde ela não chega

Fernanda Marques 20 de março de 2023


Instituto Cultural Filhos de Aruanda, Rio Grande/RS 

 

O projeto “Caravana e Podcast Saúde e Cultura” trabalha em três frentes de atuação para levar informação sobre saúde aonde ela não chega, sobretudo às periferias e territórios mais vulnerabilizados do município de Rio Grande (RS). A primeira frente é a produção e divulgação de um podcast que, de forma descontraída, entrevista pessoas que agregam conhecimentos técnicos e populares sobre temas da saúde do dia a dia. Já participaram do programa, entre outros, o grupo de doulas do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (Furg); a coordenadora da Saúde da População Negra da Secretaria Municipal de Saúde; uma psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD); e o superintendente da Vigilância em Saúde do município. Os bate-papos são construídos a partir das dúvidas da população, que já demonstrou interesse em ouvir novos episódios – o que será possível graças ao projeto, que permitiu ao Instituto montar seu próprio estúdio.   

 

Confira aqui os programas já disponíveis  

 

A segunda frente é o combate à insegurança alimentar, problema que se intensificou como consequência da pandemia e do desmantelamento de políticas sociais. A estratégia é promover oficinas sobre reaproveitamento de talos, folhas e cascas, mostrando como preparar alimentos de forma fácil, barata e saudável (e sem desperdício!). A primeira oficina foi realizada no dia 11/03/2023 e reuniu trabalhadoras de uma cooperativa de catadoras e reciclagem. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maria da Glória cedeu o espaço para a realização da atividade, oportunidade em que as trabalhadoras puderam tirar dúvidas sobre alimentação e saúde. Ao final da oficina, as participaram ganharam um certificado e uma apostila com dicas e receitas, além de um microprocessador e um conjunto de facas.  

 

A terceira frente consiste em intervenções culturais. Paralelamente à oficina, foi montada uma pequena área lazer com brinquedos e shows, com distribuição de folhetos informativos sobre higienização das mãos e eliminação dos focos do mosquito da dengue, entre outras orientações.  

 

Já estão previstas outras oficinas e intervenções culturais, a partir da articulação do Instituto com parceiros locais. 

 

Conheça os outros 14 projetos de comunicação comunitária em saúde apoiados pela chamada pública da Fiocruz e OPAS, com financiamento do governo do Canadá