Atividade gratuita e aberta ao público em 19 de junho tem como tema Utilizando melhor as evidências qualitativas para informar as decisões em políticas e sistemas de saúde: novos desenvolvimentos metodológicos
Nayane Taniguchi
Utilizando melhor as evidências qualitativas para informar as decisões em políticas e sistemas de saúde: novos desenvolvimentos metodológicos (Making better use of qualitative evidence to inform health policy and systems decisions: new methodological developments) é o tema da aula aberta que será realizada no dia 19 de junho, às 15h, no Auditório Interno da Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília (EFG). A atividade, aberta ao público, contará com a participação de Simon Lewin, pesquisador sênior da Division of Health Services, do Centre for Informed Health Choices do Norwegian Institute of Public Health e da Health Systems Research Unit do South African Medical Research Council.
O trabalho do pesquisador se concentra no campo da pesquisa de sistemas de saúde, incluindo revisões sistemáticas de intervenções complexas; a avaliação de estratégias de mudança de comportamentos profissionais e dos usuários/cidadãos e a organização do cuidado; bem como sobre métodos para sintetizar os resultados de estudos qualitativos e avaliar a confiança em tais achados.
Simon é o editor do Cochrane Effective Practice and Organisation of Care (EPOC) e coordenador do grupo do projeto GRADE-CERQual. Professor honorário da London School of Hygiene and Tropical Medicine, também participa de vários comitês consultivos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outras iniciativas de pesquisa.
A aula aberta é atividade preparatória para o QESymposium, a ser realizado em outubro deste ano, na Fiocruz Brasília.
QESymposium – 1º Simpósio de Evidências Qualitativas
De 9 a 11 de outubro de 2019, o 1º Simpósio sobre o Uso de Evidências Qualitativas para Tomada de Decisão na era dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável será realizado na Fiocruz Brasília.
As inscrições para participação presencial no Simpósio serão abertas em breve e espera-se a participação de diversos países. Se você estiver interessado nos temas do Simpósio (https://qesymposium.org/programme/), mas não puder vir a Brasília, registre-se agora para o Simpósio virtual, que incluirá webcasts ao vivo das sessões do Simpósio e oportunidades para participar das discussões plenárias.
Participe do diálogo registrando-se no Simpósio virtual aqui: https://qesymposium.org/virtual-registration/. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde, Fiocruz Brasília e Instituto Norueguês para a Saúde Pública.