CIADS ganha versão em inglês

Fernando Pinto 1 de abril de 2024


A primeira edição de 2024 dos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) chegou com uma importante novidade: agora o periódico do Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília conta com versão em inglês. Para Sandra Mara Campos, editora chefe do CIADS e coordenadora do Prodisa, essa mudança se deu pelos avanços tecnológicos que impactam diretamente a forma como a ciência é comunicada, reduzindo fronteiras e conectando indivíduos. 

 

No editorial da publicação, ela destaca que a barreira linguística ainda persiste como um obstáculo significativo para a colaboração entre pesquisadores e a disseminação do conhecimento. Estudos demonstram que o inglês é considerado a língua franca da ciência, e as publicações nesse idioma têm mais chances de serem lidas e citadas, além de atrair um público de pesquisadores, acadêmicos e profissionais mais diversificado, ampliando, assim, sua visibilidade no cenário acadêmico e científico internacional.

 

“Essa mudança, além de significar um marco importante na trajetória editorial do CIADS, responde à crescente demanda por acesso global ao conhecimento científico e à própria internacionalização do periódico. É indiscutível que o Direito Sanitário aborda temas que ultrapassam as fronteiras geográficas, visto que o direito à saúde é debatido e garantido mundo afora por um conjunto jurídico-normativo próprio de cada país, mas que tem como fundamento princípios e normas internacionais comuns”, destaca a coordenadora no editorial do novo volume do CIADS.

 

Lançada na última quarta-feira (27/03), a edição traz artigos que destacam os desafios e possibilidades do uso da jurimetria para estudos da judicialização; a fragilidade da garantia constitucional do direito à proteção da saúde na Espanha; e os reflexos da pandemia do novo coronavírus na judicialização do direito à saúde perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda sobre a temática da Covid-19, a publicação apresenta artigos sobre a vulnerabilidade social no contexto da pandemia de Covid; e os casos de violência doméstica nas percepções de profissionais da atenção primária à saúde no contexto do isolamento social. Destacam-se também estudos sobre a abordagem One Health e o cuidado com a saúde sexual e reprodutiva na percepção de mulheres que fazem sexo com mulheres.

 

Acesse a nova edição em www.cadernos.prodisa.fiocruz.br

 

Sobre o CIADS

O periódico busca difundir e estimular debates para o desenvolvimento do Direito Sanitário na região ibero-americana. Artigos, resenhas, comunicações breves e comentários à jurisprudência brasileira fazem parte das edições, lançadas a cada três meses. A publicação é dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, Ciências da Saúde e Ciências Sociais, operadores do Direito, profissionais de Saúde e gestores de serviços e sistemas de Saúde.

 

A revista científica Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário é uma publicação do Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília. Clique aqui para acessar as edições anteriores.

 

LEIA TAMBÉM