Oficina valoriza a Educação Permanente dos profissionais de saúde do DF

Fiocruz Brasília 10 de novembro de 2021


Alexandre Penido

 

Gestores participam de atividade para mapear as ações de aperfeiçoamento profissional nas Regiões de Saúde

 

Durante dois dias, gestores de saúde ligados ao processo de Educação Permanente em saúde (EPS) no Distrito Federal (DF) se reuniram para fomentar e instrumentalizar as agendas de EPS nas Regiões de Saúde. A ação tem como objetivo qualificar as equipes de Atenção Primária e potencializar o atendimento à população de forma humanizada e resolutiva. O encontro marca o início de uma série de seis oficinas que serão promovidas pela Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). A primeira oficina ocorreu nos dias 3 e 4 de novembro, na Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do DF (Qualis APS).

 

A oficina de EPS foi formulada para ser um espaço de discussão coletiva sobre os processos de educação permanente, assim como de análise e operacionalização dos Planos de EPS, como ressalta o coordenador da Meta 3 do Programa Qualis APS, Marcelo Pedra. “O Qualis APS é um compromisso da Secretaria de Saúde, da Fiocruz e da UnB com o Distrito Federal, com a população do DF e com a qualidade da atenção na região. A nossa ideia é capilarizar essas ações de educação permanente ao máximo para que possamos estabelecer um conjunto de ações no território que interajam com a necessidade do trabalhador”, destacou.

 

Com a ação, a SES/DF pretende continuar investindo na educação permanente de milhares de profissionais de saúde. A medida é uma forma de garantir o funcionamento qualificado do Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento dos serviços da Atenção Primária à Saúde.

 

Para o enfermeiro Thiago Rodrigues de Amorim, da Escola de Aperfeiçoamento do SUS (EAPSUS), a estratégia de fomentar a educação permanente entre os profissionais de saúde é o primeiro passo para qualificar o atendimento prestado à população do DF. “A educação permanente é um tema central para a formação e educação dos trabalhadores, principalmente na qualificação dos processos de trabalho e na oferta de serviços e ações de saúde alinhadas às necessidades da comunidade e dos usuários”, ressaltou.

 

Educação permanente

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um dispositivo de formação que deve fazer parte do dia a dia do trabalho dos profissionais que atuam na área. Ela deve integrar o processo de trabalho em saúde para que tudo funcione da melhor forma possível, detectando problemas e buscando soluções. A EPS amplia e qualifica o acesso de pessoas aos serviços de saúde, promove a valorização dos profissionais em sua prática e propicia qualidade na oferta de ações e serviços aos usuários, famílias e comunidades.

 

Para mais informações, acesse as redes sociais do QualisAPS:

Instagram – @qualis_aps

Facebook – /programa.qualisaps

Twitter – @qualis_aps