“Que sigamos contribuindo juntos para o fortalecimento da agricultura familiar com o sentimento de semear, multiplicar e compartilhar”. As palavras da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, por ocasião da abertura oficial da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), na noite de 15/6, já anunciavam o tom de toda a programação que havia sido preparada para a 5ª Feira de Soluções para a Saúde. Parte integrante da Fenafes, a Feira de Soluções levou para o Centro de Convenções de Natal (RN) uma série de atividades que mostraram a potência da articulação entre diferentes instituições e movimentos sociais em defesa da segurança alimentar, da saúde e da vida. Ao longo dos cinco dias da Fenafes, a Fiocruz, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), promoveu encontros, painéis, rodas de conversa e oficinas com vistas ao diálogo e à construção de políticas públicas para o desenvolvimento de territórios saudáveis, sustentáveis e solidários.
Até o último domingo (19/6), mais de 250 cooperativas, produtores, expositores e associações da agricultura familiar e economia solidária estiveram reunidas durante a Fenafes, também chamada de “A Grande Festa da Colheita”, fruto de uma iniciativa da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste. A Fiocruz, além das atividades em solo potiguar, realizou também programação on-line: a I Mostra Virtual de Soluções para a Saúde e a Hackathona do Campo à Cidade. Todas as iniciativas, presenciais e remotas, tinham como objetivo dar visibilidade à diversidade de conhecimentos e experiências que têm contribuído para a promoção da saúde nos territórios, em especial das populações mais vulnerabilizadas. Essa troca de saberes e práticas tem sido a marca da Fiocruz em suas Feiras de Soluções para a Saúde, desde a primeira edição, realizada em 2017.
Nos links abaixo, você encontra toda a cobertura da última edição:
Fiocruz presente na Grande Festa da Colheita
Na cerimônia de abertura da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, falou do programa Territórios Saudáveis e Sustentáveis e das estratégias para a Agenda 2030.
Mostra reúne inovações para saúde e agricultura
Diferentes trabalhos com foco na promoção da agricultura familiar e no desenvolvimento de territórios saudáveis, sustentáveis e solidários foram apresentados por organizações da sociedade civil, pequenas empresas e instituições durante a I Mostra Virtual de Soluções para a Saúde.
“Fiocruz precisa estar perto do povo”
Mesa de debates sobre as relações entre atenção integral à saúde, plantas medicinais, fitoterápicos e agroecologia reuniu representantes da Contag, Fiocruz, Ministério da Saúde, Misnitério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte e Consórcio Nordeste.
Experiências regionais são destaque da Feira
Oficina trouxe experiências de quintais produtivos e uso da caderneta agroecológica; formação de multiplicadores em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); implantação das PICS para a desmedicalização na área de saúde mental; e vigilância popular, ambiental e feminina em saúde no contexto da Covid-19.
Caminhos das pessoas, das águas e dos alimentos
Atividade contou com a participação de pesquisadores, professores, agricultores e representantes de movimentos sociais para discutir a vigilância popular a partir da articulação entre agricultura familiar e saúde na promoção de territórios saudáveis e sustentáveis.
Hackathona do Campo à Cidade: conheça a equipe vencedora
A proposta “PequenAgro: O Portal da Agricultura Familiar”, desenvolvida pela equipe BioDev, foi a escolhida como ganhadora da maratona de desenvolvimento. A proposta visa a criação de um portal para simplificar o acesso às informações que dão apoio aos agricultores familiares.
Soluções concretas para resolver problemas reais das pessoas que vivem nos territórios. Este foi o balanço da Mostra Virtual de Soluções para a Saúde. Confira os projetos apresentados no segundo dia.
Feira apresenta produções editoriais sobre saúde e ambiente
A I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) também abriu espaço para a divulgação de produções editoriais. Na ocasião, pesquisadores da Fiocruz apresentaram o Dicionário de Agroecologia e Educação, o Dossiê contra o Pacote do Veneno e um número especial da revista Saúde em Debate, com o tema Saúde, Agrotóxicos e Agroecologia.
Pecado Kapital: o veneno está na mesa?
Artigo do pesquisador Jorge Machado enumera os sete pecados do PL do Veneno (6.299/2002), que pretende produzir uma disseminação do uso de produtos não avaliados por critérios de saúde e ambientais.
LEIA TAMBÉM