Na próxima segunda (28/6), seminário online discute danos causados pelos agrotóxicos e formas de enfrentá-los

Fernanda Marques 23 de junho de 2021


Casos de intoxicação por acidente ou exposição a doses elevadas de agrotóxicos têm sido frequentes no Distrito Federal (DF). Para discutir o problema e formas de combatê-lo, a Fiocruz Brasília realiza, na próxima segunda-feira, 28 de junho, das 17h às 19h15, o Seminário Distrital sobre Saúde, Ambiente, Trabalho e Agrotóxico do DF em tempos de pandemia: situação e perspectivas. Com transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube, o evento integra o projeto “Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde – Pesquisa sobre Agrotóxicos no Distrito Federal”, que vem elaborando diretrizes técnico-científicas para um melhor atendimento e acompanhamento das vítimas de intoxicação, coleta de amostras para análise e investigação das causas e agentes responsáveis.

 

“O Seminário tem como objetivo apresentar à sociedade os resultados obtidos pelo projeto, assim como fazer uma divulgação sobre os riscos dos agrotóxicos e como mitigar seus danos”, explica o pesquisador André Fenner, do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT), coordenador do trabalho. O debate é dirigido aos diferentes atores envolvidos com a questão – seja na assistência à saúde, na vigilância, no meio jurídico ou nas organizações da sociedade civil, além dos trabalhadores e demais cidadãos expostos aos riscos dos agrotóxicos.

 

“A pesquisa traz uma base teórica e metodológica importante sobre a questão dos agrotóxicos no DF”, afirma Fenner. Entre as atividades realizadas no âmbito do projeto, destacam-se, entre outras, estabelecimento de parcerias; análise de bibliografia em saúde, agricultura, fiscalização e legislação de produtos no DF; elaboração do protocolo de coleta e preparo de amostras para análise de resíduos de agrotóxicos; levantamento de documentos oficiais e informações jurídicas; e preparação dos dados. A partir dessas e de outras ações da pesquisa, está em fase de finalização uma proposta de diretrizes para ações de mitigação de danos causados por agrotóxicos no DF.

 

Confira a programação do Seminário e participe em youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial:

 

17h: Boas-vindas aos participantes

17h15 às 18h45: Palestrantes

  • Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília
  • Erika Kokay, deputada federal
  • Márcia Kamei López Aliaga, procuradora regional do Trabalho, coordenadora nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho
  • Karen Friedrich, pesquisadora do GT Saúde e Ambiente da Abrasco, representante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida
  • Jorge Machado, coordenador do PSAT da Fiocruz Brasília
  • Larissa Bombardi, pesquisadora da Rede Irerê de Proteção à Ciência
  • Vicente Almeida, pesquisador em Impactos Ambientais e doutorando em Desenvolvimento, Sociedade e Territórios

18h45 às 19h15: Debate e encerramento