Mais segurança e benefícios: seja brigadista

Fernanda Marques 5 de abril de 2024


Um princípio de incêndio. Uma pessoa passando mal ao seu lado. O desejo é que situações como essas nunca aconteçam com a gente. Mas… e se acontecessem? Você estaria capacitado para lidar com elas? Se a sua resposta foi não, temos um convite para você: participe do curso de formação de brigadistas voluntários de incêndio, que será oferecido pela Fiocruz Brasília para seus trabalhadores(as). As inscrições estão abertas, por meio de formulário eletrônico, e as vagas são limitadas. Fique atento para não perder esta oportunidade! 

 

Abordando uma variedade de questões relacionadas à prevenção e proteção contra incêndio e noções básicas de primeiros socorros, o curso tem um dia de duração, das 8h às 17h, com atividades teóricas pela manhã e práticas à tarde. Os profissionais aprovados no curso vão integrar a primeira Brigada Voluntária de Incêndio (BVI) da Fiocruz Brasília. “A Brigada é um grupo de pessoas treinadas, organizadas e capacitadas para realizar atendimento em situações de emergência. Além de ações de prevenção e combate a incêndio, elas também atuam em mal súbito, engasgo, pequenos ferimentos e controle, até a chegada do atendimento especializado do Corpo de Bombeiros, quando necessário”, explica Rodrigo Araújo, coordenador do Serviço de Infraestrutura (Sinfra).

 

Características do brigadista Atribuições do brigadista
Gosta de ajudar as pessoas;
Tem espírito de liderança;
Sabe atuar em equipe;
Está atento a possíveis melhorias no seu local de trabalho;
Cuida do ambiente de trabalho.
Ao toque da sirene de emergência, facilitar a reunião das pessoas no ponto de concentração;
Contribuir com a execução do Plano de Evacuação;
Acionar a equipe de bombeiros civis da Fiocruz, caso necessário;
Assegurar acesso rápido aos equipamentos de prevenção de incêndio, notificando o líder da Brigada ao identificar qualquer inconformidade.

 

Os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no curso serão importantes não só para a vida profissional, como também pessoal dos participantes. O brigadista, seja durante sua formação, seja durante sua atuação, não se expõe a situações de perigo. “A formação do brigadista é, justamente, para que ele tenha informações para evitar riscos para si e para os que estão a sua volta”, destaca Rodrigo, encorajando os trabalhadores(as) da Fiocruz Brasília a se inscreverem no curso. Mesmo sendo uma atividade segura e repleta de benefícios, a pessoa pode não se sentir à vontade para atuar como brigadista. “É uma ação voluntária, portanto, livre para aderir ou não a esta chamada”, lembra o coordenador.

 

A jornalista Mariella de Oliveira-Costa já demonstrou interesse em participar. Trabalhadora da Assessoria de Comunicação (Ascom), ela tem acompanhado de perto os preparativos do curso por meio de reuniões com a equipe do Sinfra. “O que mais me atrai na proposta é a possibilidade de aprender algo novo que eu possa aplicar em situações cotidianas, não só da Fiocruz, mas também em casa, no clube, na rua”, afirma, lembrando que o aprendizado de brigadista se aplica também no cuidado de amigos e familiares, além do ambiente e colegas de trabalho. “Minha expectativa é que as horas dedicadas ao curso sejam um investimento na aquisição de conhecimentos e técnicas para ajudar adequadamente as pessoas em situações de emergência”, avalia.

 

De acordo com a coordenadora de Gestão, Juliana Bezerra, a participação dos(as) trabalhadores(as) é fundamental. “Precisamos da adesão de pessoas de todos os andares de ambos os prédios: é importante que cada espaço conte com um brigadista. Assim, em qualquer eventualidade, teremos sempre uma pessoa de referência para orientar os demais colegas em situações de emergência, reforçando a sensação coletiva de segurança”, enfatiza.

 

Aos interessados, o curso terá validade de um ano, e o plano é que novos treinamentos sejam realizados anualmente. A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição e cada voluntário deverá fazer um exame simples de aptidão física, realizado pela empresa contratada para ministrar o curso. As atividades de formação dos brigadistas serão externas, e os selecionados contarão com transporte de ida e volta para a Fiocruz no dia do curso. 

 

Faça sua inscrição: bit.ly/inscricaobvi