Introdução à Bioinformática é tema de novo curso livre

Por: Fiocruz Brasília
28/08/2018

Biologia Molecular, Genômica, métodos e ferramentas computacionais de Bioinformática fazem parte do currículo do novo curso “Introdução à bioinformática: aplicações em genômica e transcriptômica”, da  Escola Fiocruz de Governo. As inscrições online estão abertas até o dia 5 de setembro e a proposta é que os participantes tenham acesso a conhecimentos teóricos e práticos, com uso de ferramentas computacionais utilizadas para analisar sequências de nucleotídeos (elementos que formam o DNA) em larga escala e interpretar os resultados obtidos nessas análises. 

Para se conhecer o DNA de qualquer ser vivo, é preciso conhecer a ordem com que aparecem esses nucleotídeos, e a bioinformática pesquisa constantemente métodos para esse sequenciamento, ou seja para ordenar esses elementos. “Para se ter uma ideia do avanço nesta área, basta lembrar que os pesquisadores demoraram dez anos para sequenciar o genoma humano, no passado. Hoje, com os avanços científicos,  bastam alguns dias. Com o avanço das pesquisas na área de sequenciamento de DNA, grandes volumes de dados são gerados por essas tecnologias e novos algoritmos são desenvolvidos para tratar, analisar e classificar as sequências geradas pelas novas plataformas de sequenciamento genético. Devido a esse salto tecnológico a área cresceu muito e tornou mais rápido e fácil esse sequenciamento”, afirma a coordenadora do curso Tainá Raiol. Ela é  pesquisadora do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade, da Fiocruz Brasília e  explica que o Brasil carece de profissionais com perfil multidisciplinar nesta área, daí a necessidade de formação. 

A formação presencial de 30 horas é voltada para alunos ou profissionais das áreas de Ciências Biológicas ou Ciência da Computação e áreas afins.  As aulas serão ministradas de 6 de setembro  a 25 de outubro de 2018, de 14h às 18h, na Escola Fiocruz de Governo/Fiocruz Brasília. No dia 22 de novembro, serão realizadas as apresentações dos resultados obtidos durante o curso pelos alunos.

 As aulas estão organizadas conforme os conteúdos abaixo: 

                         
13/09       Comparação de sequências / Montagem de fragmentos                                                       
20/09    Introdução ao Linux / Programação em linguagem Perl                                           
27/09    Programação em linguagem Perl                                                                                                
04/10    Programação em linguagem Perl                                                                                               
11/10    Pipelines computacionais e filtragem / Genômica – Montagem                                                          
18/10    Genômica – Anotação / Genômica – Mapeamento e análise de variantes                 
25/10    Transcritômica – Mapeamento / Transcritômica – Análise de expressão diferencial              
22/11     Apresentações de resultados / Avaliação do curso                                                                       


Para se inscrever no curso Introdução à Bioinformática: aplicações em genômica e transcriptômica, clique aqui.