Inscrições abertas para Mestrado Profissional com enfoque na Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho

Nathállia Gameiro 17 de outubro de 2019


Nayane Taniguchi

 

O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Políticas Públicas de Saúde (PPGPPS/Fiocruz Brasília), em consórcio com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Modalidade Profissional do Instituto Aggeu Magalhães – IAM/Fiocruz Pernambuco (PPGSP-MP/IAM/Fiocruz Pernambuco) publicou, nesta terça-feira (15/10), Chamada Pública de Seleção para o curso de Mestrado Profissional com enfoque na Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho. 

 

As inscrições podem ser feitas entre os dias 15 e 31 de outubro. O mestrado tem como objetivo preparar profissionais para atuar como formadores e indutores de processos de mudança em seus espaços de trabalho, mediante a adoção de novos conceitos e práticas, desenvolvendo produtos de alta aplicabilidade ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Inscrições aqui

 

As vagas serão destinadas para profissionais de nível superior, com diploma de graduação, que atuem nas diversas áreas do Sistema Único de Saúde, em áreas correlatas e movimentos sociais, cuja participação conte com o apoio institucional, a partir de suas contribuições para o aprimoramento das ações de promoção e vigilância em saúde, ambiente e trabalho, no âmbito de suas instituições de origem. Ao todo, são ofertadas 30 (trinta) vagas, sendo 10 vagas vinculadas a Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Modalidade Profissional do Instituto Aggeu Magalhães – IAM/Fiocruz Pernambuco (PPGSP-MP/IAM/Fiocruz Pernambuco) e 20 vagas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Políticas Pública de Saúde (PPGPPS/Fiocruz Brasília). As vagas terão as orientações distribuídas entre os membros do corpo docente (permanentes e colaboradores) credenciados(as) aos Programas de Pós-Graduação das duas instituições consorciadas. 

 

Áreas de concentração e linhas de Pesquisa

 

PPGSP-MP/IAM/Fiocruz Pernambuco: Gestão em Saúde Pública 

  • Epidemiologia, vigilância e controle de doenças e agravos em saúde – Projetos desta linha de pesquisa buscam compreender os processos de mudanças que ocorrem no perfil epidemiológico da população brasileira e em particular no Nordeste, e questões relacionadas à vulnerabilidade de grupos populacionais no contexto da determinação social dos processos de saúde/doença. Estuda a morbimortalidade por doenças infecciosas, parasitárias e crônico-degenerativas no processo de transição epidemiológica e como subsídio para a vigilância em saúde. 


  • Saúde ambiental e do trabalhador nas políticas públicas – Os projetos incluídos nessa linha de pesquisa têm como objetivo estudar a relação saúde, trabalho e ambiente a partir dos marcos conceituais das políticas públicas e da gestão de serviços de saúde. Adota uma perspectiva ecossistêmica e interdisciplinar, com o estímulo à participação dos diferentes atores sociais envolvidos nos problemas de saúde relacionados ao ambiente. Também agrega a construção de indicadores que subsidiem o processo de tomada de decisão, a promoção da saúde e o desenvolvimento de políticas públicas, de ambientes saudáveis e justiça ambiental. 

PPGPPS/FiocruzBrasília: Políticas Públicas em Saúde 

  • Saúde e Justiça Social – A linha de pesquisa tem como foco a aproximação transdisciplinar e intersetorial das questões relacionadas à saúde, bem como sua articulação com outras dimensões das lutas, conflitos e desigualdades sociais. Baseada em uma concepção ampliada de saúde, a noção de Justiça Social que orienta essa linha, articula-se à temática dos direitos e aos processos de democratização da sociedade brasileira. Ela busca extrapolar a conformação e a organização setorial das políticas públicas. Nesse sentido, a linha objetiva promover perspectivas de análise e de pesquisa, direcionadas à contextualização crítica dos problemas contemporâneos da sociedade brasileira, valorizando o estudo sistemático de sua formação e estrutura social, a fim de associar o tema da saúde a questões atuais.


  • Vigilância e Gestão em Saúde – Esta linha de pesquisa objetiva o aprofundamento de estudos e o desenvolvimento de pesquisa para instrumentalizar os profissionais de saúde de modo a analisar criticamente o planejamento e implementação da vigilância em saúde e da gestão em saúde coletiva. Assim sendo serão problematizadas as características transdisciplinar e intersetorial da Vigilância em Saúde, como o componente de análise permanente da situação de saúde da população, articulada em um conjunto de ações destinadas a controlar riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, incluindo tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde. Passam a se constituir em espaço de articulação de conhecimentos e técnicas: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis, a vigilância das doenças e agravos não transmissíveis, a vigilância da situação de saúde, a vigilância ambiental em saúde, a vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária, que, objetivando a integralidade do cuidado, devem inserir-se na construção de redes de atenção à saúde, coordenadas pela Atenção Primária à Saúde.

Outras informações podem ser obtidas no edital. Acesse aqui. 

1ª Errata a chamada pública de seleção