50 anos do PNI: Fiocruz participa de homenagem na Câmara dos Deputados

Wagner Vasconcelos 13 de setembro de 2023


Representando o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, participou de homenagem aos 50 anos do Programa Nacional de Imunização (PNI), nesta terça-feira (12), na Câmara dos Deputados. Marcada pela presença da ministra da saúde, Nísia Trindade Lima, e de outras autoridades, a solenidade realçou a importância do Programa, que tornou o Brasil uma referência mundial em vacinação. 

 

O evento foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Vacina e foi realizado no Salão Negro da Câmara dos Deputados, reunindo representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e outras instituições ligadas à saúde, e também os  influenciadores digitais, como o YouTuber Felipe Neto, e o médico Drauzio Varela que são embaixadores do movimento pela vacinação.  

 

“A vacina salva vidas”, lembrou Fabiana no início de sua fala, destacando as contribuições da Fiocruz ao longo do tempo de existência do PNI. Citou, por exemplo, números como as mais de 124 milhões de doses de vacinas que a Fiocruz disponibilizou ao Programa somente em 2022. Ela se referiu, ainda, ao fato de que a Fiocruz fornece sete das 13 vacinas que integram o calendário de vacinação infantil. Damásio exaltou a necessidade de união entre o Ministério da Saúde, o parlamento e a sociedade para a superação do desafio de o país recuperar as altas coberturas vacinais que deram destaque internacional ao Brasil.

 

Apontando a comunicação como fundamental para a superação do desafio assinalado por Fabiana, o YouTuber Felipe Neto falou que a vacinação tem sido prejudicada por narrativas marcadas pela desconfiança – algo que se verifica desde a Revolta da Vacina (1904).  Por isso, disse o YouTuber, a comunicação é o elemento mais importante para se combater o negacionismo que ainda marca a vacinação no país.

 

O médico Drauzio Varela lembrou que, quando criança, não teve acesso às vacinas hoje disponíveis, e que, por isso, sofreu com todas as doenças que elas combatem. Vacinar  é um ato de confiança, “já que os pais não submetem seus filhos às vacinas se não confiarem nelas”, disse. Destacou a ameaça de reemergência de doenças como sarampo e poliomielite e, por isso, defendeu o fortalecimento do PNI que, em suas palavras, levou vacinação a todos os cantos do Brasil.

 

Encerrando a mesa com as falas das autoridades, a ministra Nísia Trindade Lima corroborou a fala de Neto ao destacar a importância da comunicação para a superação dos desafios que envolvem o tema vacina. Dessa forma, afirma ser fundamental um pacto entre o governo e a sociedade para se reconquistar a adesão da sociedade à vacinação. A ministra realçou a importância dos agentes comunitários de saúde, bem como o papel do Congresso Nacional, para os avanços no campo da saúde.

 

O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube da Câmara dos Deputados. Assista aqui a gravação do evento. 

 

Fotos: Wagner Vasconcelos (Fiocruz Brasília) e Julia Prado (Ministério da Saúde)