Fiocruz integra programação de Feira de Negócios e Inovação da UnB

Fernando Pinto 17 de novembro de 2022


Um espaço para fomentar projetos e gerar negócios que reúne alunos, professores, empreendedores, investidores, pesquisadores e empresários. Essa é a proposta da Feira de Negócios e Inovação 2022, realizada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB) juntamente com o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI/UnB) e o Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec).

 

A Fiocruz Brasília integra a feira por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) e da Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (Picaps). A unidade apresenta no evento a Rede Fiocruz Inovadora, uma iniciativa que pretende fortalecer o ecossistema de inovação da instituição, integrando áreas e laboratórios de inovação das diversas unidades da Fundação, ativando uma rede que possa explorar as diferentes competências e habilidades institucionais e divulgar um conjunto de projetos de inovação no âmbito da transformação digital na saúde.

 

Wagner Martins, pesquisador da Fiocruz Brasília e coordenador do CTIS, esteve presente na cerimônia de abertura do evento, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (17/11) no Edifício CDT/UnB. Na ocasião, ele enfatizou a importância da rede Fiocruz Inovadora. “Hoje ativamos uma rede com vários projetos no campo da inovação e transformação digital nos processos de trabalho da Fundação para responder aos desafios vigentes nas áreas de tecnologia e inovação, promovendo assim a transformação do conhecimento gerado pela instituição”, salientou.

 

O pesquisador lembrou também da experiência da implementação da Picaps – projeto inovador que reuniu as experiências da Fiocruz, UnB e Secretaria de Saúde do DF. Ele enfatizou que o projeto está sendo desenvolvido com linhas na inovação social, inovação educacional, inovação de serviços de saúde e inovação digital em saúde e com apoio da FAP/DF. Martins ressaltou ainda o avanço do protagonismo da mulher no campo da tecnologia e inovação, ao lembrar que a maioria desses projetos são liderados por representações femininas. “É preciso motivar e mobilizar as mulheres para esse ambiente de desenvolvimento tecnológico e envolver ainda mais os estudantes nos processos de inovação”, reforçou. 

 

Para a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, professora Maria Emília, a Feira é um espaço que reúne ideias de inovação e de criação de negócios e disseminação da cultura do empreendedorismo social. “A Feira é um local de inclusão”, enfatizou ao afirmar que as ideias de inovação expostas no evento têm que ser apresentadas para toda a sociedade do DF e entorno. Na mesma linha, o diretor do PCTec/UnB, Carlos Gurgel concordou ao assegurar que a Feira pretende transformar a ciência da universidade em modelo de negócios solidário.

 

Participaram ainda da mesa, a diretora do CDT/UnB, Marileusa Chiarello; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Elísio Luz; o diretor de Inovação da FIBRA/DF, Graciomário Queiroz; o presidente do SEBRAE/DF, Antônio Valdir Filho e o diretor presidente da FINATEC, Augusto Brasil.

 

A Feira continua nesta sexta-feira, 18 de novembro, com diversas atividades, palestras, oficinas, arenas de games, exposição de startups e apresentação de projetos sobre empreendedorismo, inovação e negócios. A Fiocruz Brasília participa às 14h da palestra com a temática: “O uso do Marco Legal de Ciência e Tecnologia no complexo produtivo da saúde”, com a presença da advogada e assessora jurídica da unidade, Susana Rosa.

 

Visite o nosso stand no evento e conheça os projetos que integram a iniciativa da Fiocruz Inovadora, por meio de produtos, ações e serviços inovadores desenvolvidos na Fundação que apresentam variadas soluções para o Sistema Único de Saúde (SUS) no campo da transformação digital na saúde.

 

Saiba mais 

Fiocruz participa de eventos de inovação 

Conheça a Fiocruz Inovadora 

Plataforma de Inteligência faz balanço de 2 anos