Fiocruz e UnB: juntas pela ciência como compromisso social

Fernanda Marques 1 de julho de 2022


De 24 a 30 de julho, a Universidade de Brasília (UnB) será palco da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com uma ampla e diversificada programação científica e cultural para diferentes públicos. A ocasião também será uma oportunidade de celebrar os 60 anos da Universidade, completados em 21 de abril de 2022. Na próxima quarta-feira (27/4), às 16h, como parte da programação da Reunião da SBPC, a Fiocruz promove uma sessão especial de homenagem à UnB.

 

Com o título “Fiocruz e UnB: juntas pela ciência como compromisso social”, a atividade será realizada no auditório externo da Fiocruz Brasília. Estarão presentes a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, a reitora da UnB, Márcia Abrahão, e o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, além da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.

 

“A Fiocruz Brasília reconhece a importância da UnB no cenário nacional e internacional do ensino, pesquisa e extensão em nível superior, tendo a defesa da ciência como seu pilar fundamental de atuação. É notável o compromisso social valoroso desta casa que acolhe o prédio da nossa instituição há mais de uma década. A nossa homenagem representa o respeito e admiração a esta parceira histórica, com a qual continuaremos a esperançar juntos por um futuro em que a democracia seja constante em nosso país”, destaca a diretora da Fiocruz Brasília.

 

Desde 2010, a sede da Fiocruz no Distrito Federal está instalada em um prédio no campus da UnB. Mas a parceria entre as duas instituições vai muito além da localização geográfica. Elas têm longa trajetória de projetos e ações no campo da educação, da pesquisa e da extensão. Laços que não só se mantiveram firmes, como renderam importantes frutos no enfrentamento de um dos maiores e mais recentes desafios sanitários e sociais – a pandemia de Covid-19. 

 

Entre as muitas iniciativas compartilhadas pelas duas instituições, destaca-se a Plataforma de Inteligência Cooperativa com a Atenção Primária à Saúde (Picaps), que completou dois anos de atuação em abril deste ano e, hoje, está estruturada em quatro eixos: cooperação social, inteligência epidemiológica, educação e saúde digital. Outro exemplo atual é o Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (Qualis APS), que tem planejado e executado variadas ações com o objetivo de melhorar os processos de trabalho, a gestão e os serviços de saúde ofertados à população.

 

“Esse momento de pandemia mostrou a importância de termos um Estado forte e presente, a importância das instituições públicas como a Fiocruz, das universidades públicas e do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a reitora da UnB, Márcia Abrahão, por ocasião dos 45 anos da Fiocruz Brasília, em audiência da Câmara Legislativa do DF, em fevereiro deste ano.

 

No período da pandemia, houve uma importante aproximação da Fiocruz Brasília com os Decanatos de Extensão e de Pesquisa e Inovação da UnB. Mas a parceria entre Fundação e Universidade é bem anterior, é histórica. “A construção da Fiocruz Brasília, sua institucionalidade e seu avanço se deram nessa articulação com a UnB. A decisão de construir a sede da Fiocruz Brasília no campus da UnB foi um reconhecimento da natureza desse trabalho integrado entre as duas instituições, aproximando as suas agendas prioritárias, que giram em torno da educação e da ciência”, afirmou Fabiana Damásio em entrevista ao professor emérito da UnB Isaac Roitman, em setembro de 2021. “Destaco também, entre outras, a interlocução e apoio na agenda da saúde mental, com o cuidado aos nossos docentes e discentes. No campo das boas práticas de gestão, a aproximação com a UnB é sempre um grande aprendizado”, completou a diretora da Fiocruz Brasília.

 

É bastante extensa a lista de projetos de cooperação técnico-científica entre Fiocruz e UnB, assim como seus resultados no sentido de fortalecer políticas públicas de desenvolvimento saudável, sustentável e solidário. Resultados que, é claro, não seriam possíveis sem o esforço das pessoas que fazem e fizeram a história das duas instituições. E não custa lembrar que muitos profissionais da Fiocruz Brasília orgulhosamente carregam em seus currículos graduações e pós-graduações na UnB.

 

O compromisso com a educação e a ciência cidadãs é marca registrada de ambas as instituições, que, juntas, têm buscado cada vez mais pavimentar caminhos para uma sociedade com mais equidade e justiça social. Destacam-se, por exemplo, as iniciativas conjuntas para aumentar as oportunidades e a visibilidade de mais mulheres e meninas na ciência.

 

Confira outros destaques da parceria entre Fiocruz e UnB

Uma semana de ciência e cultura para todos os públicos

Fiocruz na SBPC Jovem

 

Fotos: Júlio Minasi e Luis Gustavo Prado / Flickr UnB