A média feminina de permanência na graduação em cursos superiores nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês) é de 77,5%, frente a 73% da média masculina, segundo o estudo Evolução das Mulheres no Ensino Superior, realizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No sábado, a partir das 14h30, duas gerações de cientistas se encontrarão no SESI Lab para inspirar e contagiar futuras cientistas.
Um exemplo de destaque de Brasília é Karen Reis, estudante de Biotecnologia na Universidade de Brasília. Sua jornada acadêmica teve início no Instituto Federal de Brasília, Campus Gama. Atualmente, ela é CEO, fundadora e cientista responsável pelo projeto Neoleite no Steam Power for Girls, onde ganhou uma competição de inovação empreendedora da Embaixada dos estados Unidos no Brasil. Além disso, Karen realiza formação educacional para jovens na Wogel Enterprise Aerospace. E é voluntaria como embaixadora jovem no Instituto Glória e mentora no Power for Girls e Fellowship na Embaixada Americana, contribuindo como multiplicadora Politize e Embaixadora Maker.
Outra convidada de destaque da programação é a baiana, psicóloga, mãe, pesquisadora e gestora Fabiana Damásio. Ela é diretora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília e secretária executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) desde 2017. Formada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com mestrado em Psicologia pela mesma Universidade e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Coordena o Núcleo de Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (Nupop) da Fiocruz Brasília.