Fiocruz divulga resultado das Eleições 2020

Por: Fernanda Marques
20/11/2020

Portal Fiocruz

 

A Comissão Eleitoral concluiu o processo de apuração dos votos das Eleições Fiocruz 2020 para presidente nesta quinta-feira, 19 de novembro. O resultado anunciado foi uma lista tríplice com os nomes dos candidatos escolhidos por 4.440 eleitores, ou seja, 91,6% dos 4.847 servidores aptos a votar na primeira eleição eletrônica on-line realizada na instituição, de 17 a 19/11. Nísia Trindade Lima, atual presidente da Fundação, foi a primeira colocada na lista tríplice, com 3.784 votos para o primeiro lugar (87% dos votos válidos). A eleição foi realizada de 17 a 19/11, de forma eletrônica e on-line.

 

Em segundo ficou Rivaldo Venâncio, coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência, com 3.023 para segundo lugar (soma dos votos para 1º e 2º lugares). O terceiro lugar na lista ficou com Mario Moreira, vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, que teve 3.903 votos (soma dos votos para 1º, 2º e 3º lugares).

 

O quarto candidato, Florio Polonini, não alcançou o percentual mínimo de 30% dos votos válidos exigido pelo Regulamento Eleitoral. O resultado será homologado pelo Conselho Deliberativo em 23/11. Só então a lista tríplice será encaminhada para o ministro da Saúde e seguirá para o presidente da República.

 

Apuração dos votos

A apuração dos votos começou logo após o fechamento das urnas eletrônicas, às 17h01 (horário de Brasília), no auditório do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS), no Campus Manguinhos, Rio de Janeiro. Presencialmente estavam integrantes da Comissão Eleitoral; do Grupo Técnico para Assessoria em Tecnologia da Informação (GTATI); fiscais indicados pelas candidaturas; e equipe técnica da VideoSaúde Distribuidora responsável pela transmissão em tempo real.

 

O processo eleitoral foi acompanhado por uma Auditoria Externa de TI, indicada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz em 9/11. A comunidade Fiocruz pôde acompanhar a apuração dos votos on-line, pela página do Youtube da VideoSaúde.

 

No início da apuração, a presidente da Comissão Eleitoral, Maria do Carmo Leal, anunciou que o processo estava sendo acompanhado pelo presidente da Academia Nacional de Medicina, Rubens Belfort; por Jurandir Frutuoso, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); e por Sergio Beleric, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

Confira a apuração completa das urnas em https://votacao.fiocruz.br/apuracao.