Fiocruz Brasília sedia Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais

Fiocruz Brasília 22 de setembro de 2016


O som dos Tambores do Batalá, grupo de mulheres da cultura afro-brasileira, saudou a abertura da I Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação. O encontro, que acontece na Fiocruz Brasília, reúne 140 pesquisadores, professores, estudantes, gestores e profissionais da educação de diversas instituições do Brasil e da Espanha. O objetivo é promover reflexão, estimular troca de experiências e conhecimentos, e fomentar discussões sobre a efetividade das ações governamentais que buscam melhorar as condições de formação, nos seus mais diversos níveis.

Na mesa de abertura, a coordenadora da Escola Fiocruz de Governo (EFG), Fabiana Damásio, observou ter a Jornada “um nome extenso para caber todos os nossos sonhos e tudo que queremos discutir”. Disse ser uma oportunidade única de compartilhar práticas e refletir para “avançar na diminuição das fronteiras evidenciadas pela lógica disciplinar, para contribuirmos para uma reflexão mais efetiva e consistente sobre os problemas sociais que estão diante de nós”. Reiterou o compromisso da Fiocruz Brasília de atuar na interlocução dos campos da saúde e da educação, e mais, o de contribuir para o fortalecimento da educação permanente em saúde citando como exemplo o Programa de Educação, Cultura e Saúde que desenvolve pesquisas e intervenções buscando o fortalecimento da gestão intersetorial e protagonismo juvenil no PSE- Programa Saúde na Escola.

Claudio Nascimento Silva, do Instituto Federal de Educação de Brasília (IFB) e um dos organizadores do encontro, destacou os três fundamentos da Jornada: interdisciplinaridade, internacionalidade e interinstitucionalidade. A primeira parte da crença de que um problema deve ser visto/analisado sob diversos enfoques, o segundo de que a Jornada para todos os cantos do mundo e, por fim, que a jornada não deve ficar a cargo de uma só instituição. Citou o grupo de pesquisa Nova Paideia como resultado de encontros para discutir a Jornada.

Wilson Conciani, reitor do IFB, destacou a importância de o encontro propiciar reflexões sobre práticas educacionais e observou que se “saber não estiver a serviço do coletivo ele não tem sentido, pois é no coletivo que o conhecimento se faz“. José Antônio Moreiro-Gonzalez, da Universidade Carlos III de Madri, Espanha, observou a importância da educação pois ela sinaliza o que a humanidade será no futuro.

Horizontes para a pesquisa interdisciplinar na educação, Desafios da Educação e suas políticas na sociedade do conhecimento e do aprendizado, Inovação e Criatividade no Trabalho Pedagógico, Educação e Inclusão Social são alguns de temas debatidas nas mesas redondas. Durante os dois dias da Jornada, haverá apresentação de trabalhos em sessões de comunicação oral dentro de sete eixos temáticos: Políticas Públicas Educacionais, Metodologia no contexto educacional, Educação e Diversidade, Formação Docente, Educação e Trabalho, Projetos e Experiências Educacionais Inovadoras, e Educação, Uso de Tecnologias e Sociedade do conhecimento

O encontro foi organizado pelo Instituto Federal de Brasília, Fiocruz Brasília, Grupo Nova Paidéia e Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF).